Leviana da Silva - Banco de redações


Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Enviada em: 22/05/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A obra estadunidense "Estrelas além do tempo" retrata a trajetória de três cientistas frente às operações tecnológicas da Nasa. Na trama , apesar de nitidamente deterem conhecimento , elas precisam provar sua competência ao mesmo tempo em lidam com o cenário de exclusão e preconceito nos Estados Unidos. Embora a obra tenha caráter ficcional e esteja ambientada em outro país , é válido associar a experiência das personagens à de milhares de brasileiros , os quais , por viverem com deficiência , enfrentam um mercado de trabalho muito excludente. Com isso , é fundamental analisar o que impede , bem como o impacto da falta de inclusão dessas pessoas no meio laboral.

Diante desse cenário , é válido pontuar que o escasso interesse político em priorizar a inclusão desses indivíduos no mercado de trabalho figura como agente motivador desse impasse. Tal questão ocorre pois , ao tomar como base os estudos da historiadora Lilia Swarz , há o exercício de uma política de eufemismos no Brasil , ou seja , determinados problemas são suavizados e não recebem a atenção necessária. Nesse sentido, a realidade brasileira pode ser sintetizada pelo pensamento da autora , já que as instituições governamentais não estimulam a inclusão desse público no ramo laboral , mesmo sabendo da competência e qualificação deles. Dessa forma , assim como as "Estrelas além do tempo", os cidadãos com deficiência precisam lidar com o cenário segregatório de mercado de atividades brasileiro , mesmo possuindo conhecimento e habilidades.

(Boa estratégia coesiva) Ademais , é relevante destacar que o principal impacto da ausência de inclusão dessas pessoas no mercado ocupacional trabalhista é , sem dúvida , a perda de confiança da população. Isso acontece porque , assim como afirmado pela arquiteta "Ermínia Maricato ", a sociedade brasileira desenvolveu uma espécie de "melancolia coletiva". Essa melancolia , segundo a autora , é responsável pelo sentimento de descrença e desamparo da população em relação ao Poder Público. Nessa perspetiva , tal abordagem se assemelha à questão da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, visto que esses cidadãos acreditam cada vez menos na efetividade dos seus direitos , uma vez que , apesar de a Constituição federal garantir o trabalho para todos , esse direito ocorre somente na teoria e não desejavelmente na prática. A título de exemplo , a taxa de participação desse público no mercado de trabalho é inferior a 30% ( de acordo com o IBGE) , algo que torna nítido o quanto esse problema é persistente no país.

(Boa estratégia coesiva) Portanto , é imperioso superar os desafios que impedem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para isso , é importante que o Poder Executivo federal , mais especificamente o Ministério do Trabalho e Emprego , estimule ações de incentivo à inclusão desse público no ramo laboral. Tal ação ocorrerá por meio da criação do "Projeto Nacional de Inclusão dos Trabalhadores com Deficiência" , o qual disponibilizará , nos 5570 municípios do país , maiores ofertas de emprego para os indivíduos em questão. Isso será feito a fim de promover igualdade e efetividade dos direitos constitucionais. Afinal , assim como as "Estrelas além do tempo", todos os trabalhadores merecem ter reconhecimento. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200