Nas leis do brasileiras Brasil, existe um estatuto da pessoa deficiente, criado para promover a inclusão do grupo de indivíduos com deficiência na sociedade. Nesta mesma lei também está incluso o seu direito a uma vaga de trabalho, (Melhore a construção de sentido) de cem trabalhadores contratados em uma empresa (Vígula) de 2% a 5% deve ser destinada a este grupo, de acordo com o estatuto de 2004. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Atualmente, os indivíduos portadores de deficiências não possuem ampla ajuda da sociedade e sua jornada atrás de empregos é difícil. Algumas pessoas destes grupos acabam desistindo de se tronarem tornarem profissionais por não terem a qualificação necessária para exercê-la, como o emprego de segurança, que não possui pessoas deficientes neste serviço. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) É bastante comum ver essas pessoas fazendo alguns trabalhos como bordados, cozinheiros e algumas outras. Os que conseguem uma vaga de emprego em uma empresa, ou seja possui a qualificação necessária para estar lá, podem acabar sofrendo preconceito onde são desmerecidos por sua deficiência. Nos anos de 2006 a 2007 teve um aumento na contratação de deficientes para as empresas (Apresente a fonte).
(Boa estratégia coesiva) Por fim, como solução as empresas poderiam disponibilizar melhores acessos e vagas de trabalho para estas pessoas, além de combater o preconceito de seus funcionários com medidas que estejam de acordo com a lei, como também proporcionar melhores cuidados especializados para cada tipo de deficiência e o governo poderá disponibilizar cursos preparatório para deficientes. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |