Com a globalização e a criação de empregos ligados a à tecnologia, a presença de pessoas com deficiência teve um aumento considerável, entretanto, ainda há uma série de obstáculos que elas precisam contornar para ter uma carreira profissional sólida. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
Um dos principais obstáculos existentes na vida de um PCD – que acaba se refletindo na carreira profissional – é o preconceito enfrentado no dia a dia, (Justaposição) para muitas pessoas quem possui uma necessidade especial, seja no quesito físico ou no mental, é alguém incapaz ou até mesmo inválido. Todavia, este pensamento é errôneo, e um belo exemplo de “deficiente” que era muito capacitado e tinha uma inteligência extraordinária, era o cientista Stephen Hawking – um dos físicos mais renomados dos últimos tempos.
(Melhore a estratégia coesiva) Convém ressaltar, (Sem vírgula) que o problema do preconceito é algo que está diretamente ligado à falta de políticas públicas para conter a exclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. (Truncamento) E uma medida que poderia ser adotada, (Sem vírgula) é seria o aumento de incentivos fiscais para empresas contratarem “deficientes”, além de maiores investimentos em acessibilidade e educação – menos de 5% de pessoas deste grupo chegam a concluir o ensino superior, segundo o jornal “O Globo”.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que deve haver mais incentivos governamentais visando a diminuição de preconceitos e aumentando as oportunidades oferecidas aos PCDs, afinal, quanto mais pessoas trabalhando, mais dinheiro entrando, logo, maior fica a economia do Brasil, o que acaba retornando para outras pessoas com limitações físicas/mentais, gerando uma cadeia de crescimento. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |