Obstáculos - Banco de redações


Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Enviada em: 22/05/2023

Status:

Corrigida
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Com a globalização e a criação de empregos ligados a à tecnologia, a presença de pessoas com deficiência teve um aumento considerável, entretanto, ainda há uma série de obstáculos que elas precisam contornar para ter uma carreira profissional sólida. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)

Um dos principais obstáculos existentes na vida de um PCD – que acaba se refletindo na carreira profissional – é o preconceito enfrentado no dia a dia, (Justaposição) para muitas pessoas quem possui uma necessidade especial, seja no quesito físico ou no mental, é alguém incapaz ou até mesmo inválido. Todavia, este pensamento é errôneo, e um belo exemplo de “deficiente” que era muito capacitado e tinha uma inteligência extraordinária, era o cientista Stephen Hawking – um dos físicos mais renomados dos últimos tempos.

(Melhore a estratégia coesiva) Convém ressaltar, (Sem vírgula) que o problema do preconceito é algo que está diretamente ligado à falta de políticas públicas para conter a exclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. (Truncamento) E uma medida que poderia ser adotada, (Sem vírgula) é seria o aumento de incentivos fiscais para empresas contratarem “deficientes”, além de maiores investimentos em acessibilidade e educação – menos de 5% de pessoas deste grupo chegam a concluir o ensino superior, segundo o jornal “O Globo”.

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que deve haver mais incentivos governamentais visando a diminuição de preconceitos e aumentando as oportunidades oferecidas aos PCDs, afinal, quanto mais pessoas trabalhando, mais dinheiro entrando, logo, maior fica a economia do Brasil, o que acaba retornando para outras pessoas com limitações físicas/mentais, gerando uma cadeia de crescimento. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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