Atualmente, vagas para o mercado de trabalho estão sendo cada vez mais procuradas, mas isso não quer dizer que todo cidadão tem acesso a elas. Como aponta dados do IBGE (Desenvolva a sigla), a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é de 28,3%, valor muito baixo comparado às pessoas sem deficiência. Logo, medidas devem ser implementadas a fim de proporcionar mais oportunidade aos deficientes. (Formule a tese)
Os desafios que a população deficiente possui para permanecer no mercado de trabalho são inúmeros, como a falta de investimentos em equipamentos necessários a qual resulta também na adaptação do ambiente de trabalho, e dificuldade na comunicação entre a população dependendo da deficiência de cada pessoa. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O filósofo Francis Baccon diz que “as condutas, assim como as doenças, são contagiosas”, seguindo essa linha de pensamento associa-se o preconceito que é um tabu em nossa sociedade, além de ser uma causa sempre presente em qualquer local de trabalho, como principal fator estimulante dos desafios enfrentados por esse grupo de pessoas, já que acaba desafiando-os cada vez mais e acarretando na falta de oportunidade para os mesmos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, com intuito de reduzir o preconceito e apoiar esse grupo de pessoas, órgãos governamentais (Vírgula) através de políticas públicas, campanhas de incentivo e leis, devem incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho e oferecer mais recursos para as empresas adquirirem a devida adaptação para os mesmos. Já a população em geral deve se conscientizar e acolher a população deficiente a fim de minimizar atitudes preconceituosas. Por fim, se os cidadãos juntamente com as entidades colocarem essas ações em prática, em curto prazo, teremos mais vagas no mercado de trabalho sendo ocupadas por pessoas que possuem deficiência. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exrcitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |