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Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Enviada em: 21/05/2023

Status:

Corrigida
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A ausência de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho é a ponta do ice-berg de um problema ainda maior que incluí  inclui a sociedade no geral e não apenas os órgãos de regulamentação do trabalho, sendo esse tópico apenas uma vírgula presente num texto muito maior de problemáticas que essa parcela da população enfrenta. A inclusão no mercado de trabalho por meio de legislações não será o suficiente se essas pessoas não estão de fato inclusas na sociedade e sendo tratadas como cidadãos completos com direitos e deveres, ainda que seja um grande avanço a legislação que exige que empresas com mais de 100 funcionários tenham uma porcentagem de vagas destinadas para pcd’s PcDs, as políticas de inserção no mercado de trabalho não são o suficiente para uma inclusão real, existem outros aspectos estruturais que impedem o acesso, por exemplo, é necessário obras que atualizem a arquitetura das cidades, para uma locomoção mais acessível e realmente democrática que evite essa exclusão. (Delimite as discussões iniciais)

É válido reconhecer como esse panorama supracitado é capaz de limitar a própria cidadania do indivíduo, ainda que existam vagas, vagas essas que foram geradas por demanda legislativa, são poucos aqueles que conseguem ultrapassar outras barreiras, tais quais, (Sem vírgula) o preconceito por parte dos colegas de trabalho, a adaptação dos ambientes, transportes e etc.., citando também a dificuldade de comunicação com pessoas surdas, apesar de que (Vírgula) no Brasil (Vírgula) a segunda língua oficial seja a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), infelizmente não vemos a inclusão dessa língua no currículo educacional oficial do país, que ampliaria de fato a comunicação entre ouvintes e não ouvintes. A falta de estrutura social gera dificuldades diretas que impedem essa inserção, portanto toda essa problemática exige um olhar mais crítico de enfrentamento.

(Melhore a estratégia coesiva) A falta de profissionalização das pessoas com deficiência é um reflexo direto da exclusão social que enfrentam, grande parcela não teve acesso a um estudo de qualidade e inclusivo, se veem excluídos também da possibilidade de melhorias financeiras, muitos dependendo unicamente de pensões pagas pelo governo. A dificuldade no acesso a à profissionalização impede que possam ocupar muitas das vagas disponibilizadas no mercado de trabalho, portanto apenas a ação da Justiça do Trabalho não será efetiva, um conjunto de ações sociais devem ser tomadas, haja vista o apagamento e exclusão que a falha da estrutura social gera para essas pessoas, causando uma verdadeira invisibiliação, que é característica da ausência de direitos.

(Boa estratégia coesiva) Torna-se imperativo, portanto, a necessidade de multiplicar iniciativas que construam uma sociedade livre de discriminação, capazes de acolher e inserir com seriedade e competência, assim ocorrendo a inclusão na sociedade o mercado de trabalho também será alcançado por esses avanços. Uma das possibilidades de enfrentamento é o aumento da representatividade nas mídias televisivas e tecnológicas, é de suma importância para que esse tópico receba a devida atenção, segundo seria aumentar a fiscalização sobre ambientes que já deveriam ser acessíveis e não o são, e por fim o Ministério da Educação deve garantir o acesso a LIBRAS nas escolas públicas mitigando assim a exclusão, essas ações certamente contribuirão para otimizar a vida de pessoas com deficiência, evitando em partes a continuidade de uma sociedade excludente. (Propostaa incompleta)

Comentários do corretor


Faltou planejamento textual. Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200