A ausência de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho é a ponta do ice-berg de um problema ainda maior que incluí inclui a sociedade no geral e não apenas os órgãos de regulamentação do trabalho, sendo esse tópico apenas uma vírgula presente num texto muito maior de problemáticas que essa parcela da população enfrenta. A inclusão no mercado de trabalho por meio de legislações não será o suficiente se essas pessoas não estão de fato inclusas na sociedade e sendo tratadas como cidadãos completos com direitos e deveres, ainda que seja um grande avanço a legislação que exige que empresas com mais de 100 funcionários tenham uma porcentagem de vagas destinadas para pcd’s PcDs, as políticas de inserção no mercado de trabalho não são o suficiente para uma inclusão real, existem outros aspectos estruturais que impedem o acesso, por exemplo, é necessário obras que atualizem a arquitetura das cidades, para uma locomoção mais acessível e realmente democrática que evite essa exclusão. (Delimite as discussões iniciais)
É válido reconhecer como esse panorama supracitado é capaz de limitar a própria cidadania do indivíduo, ainda que existam vagas, vagas essas que foram geradas por demanda legislativa, são poucos aqueles que conseguem ultrapassar outras barreiras, tais quais, (Sem vírgula) o preconceito por parte dos colegas de trabalho, a adaptação dos ambientes, transportes e etc.., citando também a dificuldade de comunicação com pessoas surdas, apesar de que (Vírgula) no Brasil (Vírgula) a segunda língua oficial seja a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), infelizmente não vemos a inclusão dessa língua no currículo educacional oficial do país, que ampliaria de fato a comunicação entre ouvintes e não ouvintes. A falta de estrutura social gera dificuldades diretas que impedem essa inserção, portanto toda essa problemática exige um olhar mais crítico de enfrentamento.
(Melhore a estratégia coesiva) A falta de profissionalização das pessoas com deficiência é um reflexo direto da exclusão social que enfrentam, grande parcela não teve acesso a um estudo de qualidade e inclusivo, se veem excluídos também da possibilidade de melhorias financeiras, muitos dependendo unicamente de pensões pagas pelo governo. A dificuldade no acesso a à profissionalização impede que possam ocupar muitas das vagas disponibilizadas no mercado de trabalho, portanto apenas a ação da Justiça do Trabalho não será efetiva, um conjunto de ações sociais devem ser tomadas, haja vista o apagamento e exclusão que a falha da estrutura social gera para essas pessoas, causando uma verdadeira invisibiliação, que é característica da ausência de direitos.
(Boa estratégia coesiva) Torna-se imperativo, portanto, a necessidade de multiplicar iniciativas que construam uma sociedade livre de discriminação, capazes de acolher e inserir com seriedade e competência, assim ocorrendo a inclusão na sociedade o mercado de trabalho também será alcançado por esses avanços. Uma das possibilidades de enfrentamento é o aumento da representatividade nas mídias televisivas e tecnológicas, é de suma importância para que esse tópico receba a devida atenção, segundo seria aumentar a fiscalização sobre ambientes que já deveriam ser acessíveis e não o são, e por fim o Ministério da Educação deve garantir o acesso a LIBRAS nas escolas públicas mitigando assim a exclusão, essas ações certamente contribuirão para otimizar a vida de pessoas com deficiência, evitando em partes a continuidade de uma sociedade excludente. (Propostaa incompleta)
Comentários do corretor
Faltou planejamento textual. Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |