Pessoas no mercado de trabalho com deficiência 24 - Banco de redações


Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Enviada em: 21/05/2023

Status:

Corrigida
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No artigo 5° da Constituição federal brasileira conta: "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". No entanto, os desafios para o ingresso no mercado de trabalho, enfrentados por pessoas com deficiência, certamente são percebidos. Deste modo, a dita igualdade encontra-se presente apenas na Constituição, visto que há um preconceito para/com as pessoas deficientes. Assim, a discriminação existente, juntamente com a falta de adaptação dos ambientes de trabalho (Vírgula) dificultam a permanência no serviço.

Primeiramente, é válido salientar que (Vírgula) de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de participação das pessoas deficientes no mercado de trabalho é menor que 30%. Isso se deve à inadequação dos ambientes (como a falta de rampas e barras de segurança) e à a políticas empresariais (a qual nem todos conseguem seguir). Além disso, percebe-se uma formação de profissionais não tão adequada, o que é uma consequência da falta de preparo da escola em atender as crianças deficientes.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a Lei de Inclusão Social já obriga empresas com mais de cem funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes. Contudo, o número de empresas dispostas a colaborar com a permanência do indivíduo, sem um "pré-conceito" (Vírgula) são poucas. Além da dificuldade de adaptar a infraestrutura do local.

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, percebe-se a desigualdade de oportunidades de trabalho no Brasil. Logo, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, em primeiro lugar, toda a população deve se conscientizar sobre a dificuldade de alguns para permanecer no mercado de trabalho. Ademais, cabe ao Estado acolher essas pessoas deficientes por meio de campanhas e órgãos públicos, além de fiscalizar rigorosamente as empresas, garantindo que elas estejam de acordo com a Lei de Inclusão Social. Também deve-se investir em programas, visando uma boa capacitação das pessoas deficientes e  (Vírgula) portanto, uma chance maior de trabalhar formalmente. Com isso, pode-se alcançar os direitos de igualdade, respeito e dignidade no território brasileiro. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200