Atualmente, no Brasil, os desafios enfrenteados enfrentados por pessoas com deficiência em relação ao mercado de trabalho são uma grave problemática presente na sociedade. Dentre vários outros fatores, uma das principais causas desse problema são o preconceito ligado a à deficiência física e a necessidade de alteração nos locais de trabalho para adaptação de deficientes (Muito bem. Formulou a tese). Diante disso, torna-se imprenscindível discutir tais pontos e elaborar estratégias para contornar esse problema.
A priori, é importante necessário apontar que o preconceito está dentre os maiores obstáculos enfrentados por deficientes no mercado trabalhista segundo Alexandre Carvalho, presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Conade). Isso ocorrre porque grande parte das pessoas atreladas a esse mercado associa deficiências a à incapacidade devido a à falta de conhecimento sobre a capacidade funcional de uma pessoa portadora de deficiência. Tal cenário é alarmante e requer o empenho do poder público á a fim de criar uma solução para esse desafio e garantir a cidadania para toda população.
(Boa estratégia coesiva) Sob o mesmo viés, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, menos de 50% dos portadores de deficiências físicas registrados participam do mercado empregatício e uma das principais justificativas desse fato, segundo o Conade, é a necessidade de alteração, adaptação nos locais de trabalho. Como consequêciam disso, grande parte dos portadores de deficiência desistem ou nem mesmo procuram empregos, o que gera uma exclusão forte nessa área da sociedade brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Em resumo, o governo federal junto ao Ministério da Educação e Cultura e Conade devem criar projetos de conscientizaçãoe e campanhas iformativas para disseminação de informações corretas sobre deficiências e suas limitações. Os mesmos órgão devem, também, criar medidas para regularizar e criar padrões de estruturas que atendam tanto pessoas normais (Cuidado com esse tipo de caracterização) quanto deficientes físicos. Dessa maneira será possível contornar os desafios encontrados por pessoas com deficência no mercado de trabalho e garantir o avanço da sociedade, do mercado de trablho trabalho e da cidadania no Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |