No século XX, o escritor austríaco Stefan Zweig mudou-se para o Brasil devido a à perseguição nazista na Europa. Impressionado com a hospitalidade brasileira e o potencial de crescimento do país, Zweig escreveu um livro intitulado, (Sem vírgula) "Brasil, país do futuro". Entretanto, percebe-se que tal profecia não saiu do papel, seja pela incipiência política, seja pela invisibilidade social que pessoas com deficiência sofrem (Aborde o tema de forma completa). Desse modo, convém analisarmos as principais consequências desse embargo.
Nesse viés, é fulcral pontuar que a negligência do poder público é um grave problema. Segundo filosofo e educador Paulo Freire, a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades. Partindo desse pressuposto, podemos destacar a falta de incômodo social diante desse cenário antagônico, uma vez que, (Sem vírgula) questões relacionadas à acessibilidade e inclusão social são constantemente negligenciadas pelos representantes políticos. Uma pesquisa publicada pelo IBGE (Desenvolva a sigla) aponta que cerca de 70% das pessoas com deficiência no Brasil se quer sequer concluíram o ensino fundamental, e apenas 5% delas têm ensino superior. Os dados escancaram o abismo que existe entre a presença desses indivíduos em escolas, faculdades e principalmente no mercado de trabalho. Com base nesses argumentos é ingênuo acreditar que o tema não vem sendo ignorado pelo governo ao longo dos anos. Enquanto houver a sobreposição do pensando individual sobre o sentimento cívico de solidariedade tais ocorrências serão comuns no cotidiano brasileiro. (Tema abordado de forma secundária)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, conclui-se que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem na a construção de um mundo melhor. É necessário que o governo juntamente com as escolas ofereçam cursos de capacitação aos educadores para que possam fornecer uma educação inclusiva e de qualidade a estes indivíduos. Outrossim, é necessário que o Poder Legislativo formule leis que estimulem as empresas a contratar e qualificar essas pessoas para o mercado de trabalho. Assim a sociedade poderia finalmente se desprender de certos estigmas e tornar possível a concretização da profecia de Zweig.
Comentários do corretor
O tema precisa ser abordado de modo completo. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |