Pessoas com deficiência são as mais afetadas pelo desemprego no Brasil, normalmente são os que recebem menores salários, piores condições de trabalho e preconceito estrutural que os dificulta na inserção e permanecia permanência no mercado de trabalho, relata o IBGE (Desenvolva a siigla). Em decorrência a essas dificuldades, vale destacar o preconceito estrutural da população em ofertar emprego para essas pessoas e a falta de estrutura e acessibilidade para deficientes visuais no mercado de trabalho. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, sobressai a intolerância da população em conceder emprego aos deficientes. Ressalta-se o conceito de violência simbólica dita pelo sociólogo Bourdieu, a qual consiste na violência invisível visando dominar grupos e exercer seu poder a eles. Com base nisso, relacionasse relaciona-se o preconceito em não contratar pessoas deficientes como uma forma de violência simbólica, essa violência e é muito exercida por políticos, chefes, donos de empresas e contratantes. (Truncamento) De modo que, (Sem vírgula) cerca de 28% das pessoas deficientes com idade para trabalhar exercem alguma profissão, descreve o IBGE.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro enfoque diz respeito a à falta de estrutura e acessibilidade para deficientes visuais no mercado de trabalho. Em tal contexto, ressalta-se a instituição zumbi mencionada pelo sociólogo Bauman. (Truncamento) Que diz a respeito de instituições que não cumprem o seu dever social imposto na sociedade. Neste contexto, podemos apontar o governo como uma instituição zumbi por falhar em oferecer infraestrutura para pessoas com deficiências visuais (Melhore a apresentação dessa diiscussão). Conforme a Constituição federal do Brasil, é de direito a todos os deficientes visuais terem acesso ao trabalho, coisa que não acontece na prática.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para combater o preconceito estrutural da população em ofertar emprego para pessoas deficientes e a falta de acessibilidade para deficientes visuais no mercado de trabalho, é necessário atuar em dois modos. Em primeiro lugar, o MEC (Desenvolva a sigla) deverá promover a educação e integração dessas pessoas no ambiente de trabalho, por meio de aulas que todas as instituições de ensino deveram deverão ofertar, o que permitirá um acolhimento da população em geral. Em segundo lugar, o presidente do Brasil deverá (Vírgula) por meio de medidas provisórias (Vírgula) incentivar empresas a adotarem a acessibilidade e investir na infraestrutura devida, o que permitirá a diminuição da exclusão dos deficientes visuais no mercado de trabalho. Desta forma, os deficientes serão cada vez mais incluídos no mercado de trabalho. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |