"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, pode-se estabelecer uma relação metafórica entre as "pedras no caminho" e os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho, uma vez que o entrave precisa ser retirado do âmbito social. Assim, é lícito afirmar que as raízes históricas e a omissão governamental influenciam na perpetuação desse cenário negativo. (Muito bem. Formulou a tese)
É válido salientar, sob esse viés, que os desafios enfrentados pelos deficientes no mercado de trabalho é potencializado pelas raízes históricas. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, as sociedades possuem padrões que são impostos, naturalizados e posteriormente reproduzidos. Sob esse prisma, é indubitável que ao longo da história, (Sem vírgula) as pessoas deficientes eram vistas como "anormais" e "incapazes" de realizar determinadas ações. Consequentemente, percebe-se que tal preconceito foi e ainda é transmitido entre gerações, o que comprova a banalização do capacitismo.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a irrefutável influência da negligência governamental na problemática é um fator que dificulta sua resolução. Para entender essa lógica, alude-se ao pensamento do contratualista John Locke, o qual, em seu contrato social, afirmou que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos. No entanto, o governo investe de maneira mínima em projetos informativos para incluir os deficientes na sociedade (Cuidado ao fazer essa afirmação. Reestruture), mostrando o quanto são capazes, pois embora tenham suas dificuldades, eles apresentam inúmeras qualidades. Dessa forma, como essas informações não são expostas a sociedade, ocorre o surgimento de esteriótipos de incapacidade ligados aos deficientes.
(Boa estratégia coesiva) Logo, constata-se que o mercado de trabalho para os deficientes é um tema relevante e que carece de soluções. Portanto, o Ministério da Educação, como instância máxima da administração dos aspectos educacionais no Brasil, deve promover cursos profissionalizantes para os deficientes, por meio de investimento nas escolas de ensino médio, a fim de incluir e capacitar esses estudantes para o mercado de trabalho. Tal medida visa combater o impasse de forma precisa e democrática. (Muito bem. Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |