Considerando o trabalho como atividade fundamental no processo constitutivo das virtudes humanas, historicamente, a exclusão de pessoas com deficiência se mostraram visíveis no âmbito social e profissional (Vírgula) dificultando o acesso desses indivíduos a bens indispensáveis para uma vida plena e justa. (Formule a tese. Parágrafo frasal)
(Melhore a relação entre parágrafos) Com isso, os inúmeros desafios para a inserção de deficientes no mercado de trabalho estão permeados de ações éticas que buscam viabilizar aceitação e qualificação profissional. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Embora observamos avanços significativos no pensamento institucional como, por exemplo, a lei de inclusão social de 2004 que estabelece a ocupação de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência; (Vírgula) ainda esbarramos nas dificuldades de alocar esses profissionais integralmente nas empresas. Esse fato ocorre devido ao preconceito vigente na nossa sociedade ser um dos responsáveis pelo impedimento do progresso, uma vez que dentro dos obstáculos que os deficientes enfrentam está a exclusão por parte dos colegas de trabalho, a falta de adaptação do espaço físico e a dificuldade de comunicação com pessoas cegas e surdas. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além do preconceito, a baixa escolaridade desses indivíduos é outro problema crônico, já que grande parte das pessoas com deficiência tem histórico de abandono ou fracasso escolar (Reestruture e explore mais essa discussão). Desta forma, a exigência de escolaridade e formação profissional fica desalinhado com a realidade material vivida.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, estimular a educação básica e profissional desses grupos com a ampliação e a valorização de atividades pedagógicas numa rede de apoio entre escola e empresa é um passo importante a ser realizado, além de acompanhamento e suporte para a contratação e permanência de modo que mundo e trabalho estejam unidos no universo dessas pessoas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |