Na obra norte-americana “Extraordinário”, lançada em 2017, é retratado a exclusão de August Pullman no ambiente escolar, devido à sua síndrome (Especifique-a). Fora da ficção, nota-se que, apesar das conquistas legais e jurídicas, o acesso ao mercado de trabalho para os deficientes é assegurado apenas no papel. Concernente à a isso, é imprescindível compreender os desafios enfrentados por estes.
Nesse sentido, é perceptível a negligência por parte do governo em fiscalizar o cumprimento de tais conquistas jurídicas. Isso ocorre, porque, como já estudado pela filósofa política alemã Hannah Arendt; “quando uma ação agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como algo errado”. Nessa ótica, observa-se que a exclusão no ambiente escolar corrobora para tornar o pouco acesso ao trabalho ainda mais escasso. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é nítida a falta de interesse por parte das empresas de inserir PCD’s (Pessoas Com Deficiência) dentro do ambiente de trabalho. De fato, há empresas que inserem portadores de deficiência nesse ambiente, mas, conforme o filósofo Habermas; (Vírgula) incluir não é só trazer para perto, é crescer junto com o outro, (Justaposição) no entanto, algumas dessas empresas empregam essas pessoas a fim de cumprir a lei, sem darem quaisquer funções a estes.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário superar o estigma associado à inclusão social. Para isso, é fundamental que o Poder Executivo -na esfera federal- aplique o método usado na Holanda, de só obrigar as empresas a contratar deficientes (Reestruture), bem como estas receberem incentivos fiscais do governo. Afinal, o intuito é superar o preconceito apresentado na obra cinematográfica. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |