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Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Enviada em: 14/05/2023

Status:

Corrigida
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A DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos) é um dos segmentos da legislação que garante o tratamento igualitário entre os indivíduos de uma sociedade, independentemente das condições as quais se inserem - físicas ou sociais . Entretanto, não se confere tal tratamento proposto pela legislação como algo em vigor na sociedade brasileira, uma vez que as pessoas com deficiência física são oprimidas e discriminadas de forma constante e silenciosa. Essa mesma discriminação é perpetuada no mercado de trabalho, pois os indivíduos condicionados à a alguma deficiência demonstram dificuldade em se adaptar ao espaço laboral, além do preconceito cujo são submetidos nas empresas. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, a adaptação do deficiente na empresa a qual realiza seus serviços é um dos principais fatores que determinam o desempenho social e a qualidade profissional do empregado. A disponibilidade de acessórios e estruturas presentes no estabelecimento é crucial para maior segurança e acomodação do empregado no ambiente de trabalho. Seguindo esse pensamento, pessoas com deficiência física estão mais propensas a serem desmotivadas e terem seu desempenho comprometido, na medida em que vários estabelecimentos não possuem uma infraestrutura com meios de ajuste local para grupos dessa categoria - tais como rampas; (Vírgula) corrimões; (Vírgula) elevadores ou escritas em braile. Esta falta de recursos adaptáveis reduzem o processo de adequação de indivíduos surdos(Vírgula) cegos ou com problemas de locomoção no espaço laboral, resultando em um desempenho técnico comprometido, somada à a uma baixa assistência a estes grupos sociais.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, além das condições de infraestrutura, o preconceito silenciado é substancialmente propagado no mercado no que diz respeito às condições físicas dos servidores e funcionários públicos. A convivência do funcionário que apropria-se (Particula atrativa) de alguma limitação física com os demais ao seu redor é prejudicada pela discriminação e o desrespeito, oriundas principalmente dos seus parceiros laborativos. A mesma discriminação configura-se em situações de escárnio; ultraje; violência moral e desrespeito, cujas culminam na desvalorização e na pressão psicológica da vítima. Os aspectos supracitados corroboram em um estado psicológico debilitado: a vítima possui uma visão de incapacidade sobre si mesma, proveniente da pressão social, o que justifica a pouca viabilidade destes casos na sociedade, assim como sua banalidade.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, em prol de combater este male social, é necessário que o Estado entre em vigor com políticas públicas que visam fornecer melhores condições e ajustes de adequação no local laborativo, de maneira que configure uma boa inserção para as pessoas com limitações físicas. Da mesma forma, é necessário a aplicação de penalidade aos agentes responsáveis pelo preconceito, cujo o mesmo deve ser providenciado pela legislação - a demissão do funcionário ou servidor deve ser aplicada como resposta ao ato de discriminação social. Com uso destes meios no mercado de trabalho, os direitos propostos pela DUDH podem ser alcançados e aplicados na sociedade brasileira.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200