A nação verde-amarela, diante dos desafios enfrentados nos mercados de trabalho por pessoas com deficiências, ainda apresenta lacunas que precisam ser resolvidas, na medida em que agravam o cenário do país, bem como afetam toda a sua estrutura social. Nesse sentido, é de extrema importância observar duas causas do impasse (O impasse precisa ser apresentado com mais clareza): o preconceito por parte dos colegas de trabalho e a falta de estrutura no ambiente trabalhista.
Primeiramente, é válido reconhecer como o preconceito prejudica a mitigação do obstáculo, dado que de 66,3% da população com deficiência, apenas 28,3% ocupa vagas no mercado de trabalho (Cite a fonte). Sob esse prisma, a antropóloga Ruth Benedict afirma que a cultura é a lente pela qual a sociedade enxerga, isto é, o ambiente expõe os valores adquiridos no convívio social. Partindo desse pressuposto, inserido em um meio que, além de banalizar os desafios que pessoas deficientes enfrentam nos mercados de trabalho, permite a sua continuidade, o cidadão tende a padronizar esse cenário como um fato normal - potencializando uma apatia social e, lamentavelmente, a falta de oportunidades para pessoas com um ótimo potencial de trabalho. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de estrutura no ambiente trabalhista tornou-se um fato frequente no país, visto que empresas investem menos nas adaptações que pessoas com deficiêncientes precisam. Nessa ótica, segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, a intervenção estatal é necessária como forma de proteção aos cidadãos de maneira eficaz. Entretanto, no Brasil, essa máxima não é notada, justamente por conta das dificuldades que pessoas com deficiências encontram nos ambientes de trabalho persistir e o poder público não atuar de forma efetiva para minimizar os efeitos da problemática. Assim, o governo (Vírgula) sem medidas preventivas, assume uma irresponsável e totalmente injusta sociedade em relação as oportunidades de trabalho.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é crucial modificar esse cenário e, sobretudo, atenuar os desafios enfrentados nos mercados de trabalho por pessoas com deficiências. Para tanto, o mercado de trabalho deve (Vírgula) por meio da inclusão (Vírgula) apresentar melhores estruturas para que essas pessoas tenham mais oportunidades de trabalhar. Esse projeto será cumprido por meio das necessárias adaptações em ambientes trabalhistas, como rampas para cadeirantes, a disponibilização de cursos de Braille e Libras gratuitos para colegas de trabalho de pessoas cegas e surdas a fim de que haja a inclusão dessas no ambiente de trabalho. Desse modo, pessoas com deficiências terão melhores oportunidades de trabalho e não irão sentir-se inseguras ao procurarem um emprego.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |