Na obra "Utopia", do escritos inglês Thomas More (Víirgula) é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Nesse contexto, a realidade contemporânea está distante do que o autor prega, visto que pessoas com deficiência enfrentam diversos desafios no mercado de trabalho. Sob está esta ótica, é necessário analisar as causas deste problema, que incluem a insciência da população e a inoperância do Estado. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, é lúcido pontuar a ignorância da coletividade perante as dificuldades do indivíduo deficiente na busca por emprego. Tal fato é coincidente com a filosofia de Platão sobre o "Mito da Caverna", o qual aponta que os indivíduos, devido à ausência de debates, tendem a conservar-se num estado de ignorância sobre um determinado assunto. Analogamente à obra, o cidadão que não conhece, minimamente, as sequelas causadas pelo preconceito com deficientes, tenderá a criar suposições erradas, tomando ações equivocadas, por exemplo, acreditando em ideias "essas pessoas não são normais", reproduzindo esses estigmas em seus diálogos cotidianos. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é evidente a negligência do Estado em relação ao avanço desta circunstância desafiadora. Isso porque, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a máquina estatal tornou-se uma "instituição zumbi", ou seja, perdeu a sua função social, mesmo que tenha mantido a sua forma. Tal premissa assume contornos específicos no Brasil, pois mesmo com a Constituição federal, que garante o direito ao trabalho remunerado a todos os brasileiros, ainda são insatisfatórias as ações estatais básicas, a exemplo da promoção de conhecimento acerca do deficiente no mercado de trabalho, para a sociedade em geral. Como consequência disso, temos o imaginário coletivo alienado ao extremo, já que, ao desconhecer a gravidade e os impactos – como a violação dos direitos humanos – que os afetam, cria-se uma subversão social, que, infelizmente, impede a sociedade de pressionar o "zumbi", para que esse volte a fazer parte do Estado.
(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para atenuar o problema. Posto isso, o governo federal, como instância máxima de administração executiva, deve atuar em favor da comunidade, através do desenvolvimento de propagandas de televisão e em cartaz, voltadas a conscientização da população. Tal medida deve ser realizada com folhetos nas principais instituições públicas da comunidade, incentivando o combate ao desafios vivenciados pelos deficientes. Feito isso, a nação verde amarela irá se aproximar da obra de Thomas More. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |