A Organização das Nações Unidas, por meio dos ODS (Desenvolva a sigla), um conjunto de metas para a promoção da qualidade de vida global até o ano de 2030, prevê o desenvolvimento social e a inclusão no mercado de trabalho através do objetivo número 8. Nesse sentido, o cenário nacional caminha em contraste à agenda da ONU, haja vista a dificuldade de acesso de pessoas com deficiência em atividades profissionais. Por isso, é crucial o debate acerca dos desafios enfrentados por esses trabalhadores quanto ao acesso e permanência ao vínculo empregatício. (Formule a tese com mais clareza)
Em primeira análise, ressalta-se o viés filosófico do polonês Zygmunt Bauman, o qual apontou que a sociedade moderna carece de sensibilidade no que tange às desigualdades e sofrimento alheio, caracterizando uma cegueira moral. Sua visão é constatada ao considerar a persistente negligência de diversos estabelecimentos na implementação de mecanismos físicos que facilitem a acessibilidade — como o braille em elevadores, no caso de deficientes visuais, por exemplo. Desse modo, embora seja eticamente evidente a necessidade dessas ferramentas, ainda faz-se necessária a criação de normas que obriguem a efetiva adoção de políticas inclusivas em empresas e locais públicos.
(Boa estratégia coesiva) Cabe ressaltar, ainda, que tal cegueira se estende quando se trata da discriminação que parte dentro do ambiente de trabalho, capaz de contribuir para a exclusão de pessoas com deficiência desse meio. Assim, é válido frisar que essa falta de integração, advinda do preconceito, configura-se como uma injúria à dignidade humana, a qual, de acordo com o pensador iluminista Immanuel Kant, não deve ser violada. Averigua-se, portanto, a pertinência do pensamento de Bauman no contexto brasileiro e a influência da problemática de integração como desafio enfrentado por pessoas com deficiência no mercado.
(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, faz-se mister a atuação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em colaboração com o setor privado, na implementação de medidas para a promoção de uma infraestrutura adequada no ambiente de trabalho (como adaptações para deficientes visuais e um número maior de rampas de acesso para cadeirantes), visando proporcionar condições dignas de trabalho a essas pessoas. Isso inclui a atuação do Ministério do Trabalho na fiscalização e ampliação de diretrizes que tornem obrigatórias essas medidas, bem como assegurar o combate ao preconceito que afasta pessoas com deficiência de condições propícias de trabalho e, finalmente, preservar a dignidade idealizada por Kant, atingindo o pleno emprego pretendido pela ONU. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |