O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, o preconceito que pessoas com deficiência enfrentam no mercado de trabalho, (Sem víirgula) representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a falta de acessibilidade. (Muito bem. Formulou a tese)
De início, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação aos desafios enfrentados no mercado de trabalho por pessoas com deficiência. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis como o direito ao trabalho. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua no desafio que pessoas com deficiência enfrentam no mercado de trabalho.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, engendra-se a falta de acessibilidade. Posto isso, de acordo com IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é menor que 28,3%, enquanto, (Sem vírgula) a participação de pessoas sem deficiência é de 66,3%. Diante de tal exposto, confirma-se que pessoas com deficiência ocupam pouco espaço no mercado de trabalho. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar. (Aborde a falta de acessibilidade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, deste modo, que é mister a atuação governamental nos desafios que pessoas com deficiência enfrentam no mercado de trabalho . Assim (Vírgula) a fim de garantir o direito ao trabalho, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente ao Ministério do Trabalho e Emprego, a debater e criar empregos a fim de enfrentar esses desafios. Tal ação deverá ocorrer por meio de debates e leis de incentivo a contratação de pessoas com deficiência. Somente assim, com a conjuntura de tais ações (Vírgula) os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. A tese precisa ser retomada no desenvolvimento, caso contrário haverá uma falha no seu projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |