A dignidade e honra do trabalho - Banco de redações


Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Enviada em: 12/05/2023

Status:

Corrigida
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O mercado de trabalho deve ser democratizado, de modo a incluir as pessoas que possuam alguma deficiência. As pessoas com deficiência mais do que todas as pessoas desejam provar que são capazes e habilidosas, e desejam participar ativamente na sociedade. Estamos no século XXI, do terceiro milênio, e muitos conceitos e pontos de vista devem evoluir. O trabalho dignifica o ser humano, e lhe traz honra, bom orgulho, auto estima, fazendo as pessoas felizes e realizadas quando trabalham no que gostam ou no que possuem dom e habilidade. (Reestruture a discussão apresentada e formule a tese)

O trabalho aplica-se a todos, a vida do ser humano precisa das atividades de trabalho tanto para o progresso do indivíduo como para o progresso coletivo, à nível de cidade, país e planeta. O trabalho é uma lei da natureza, é inerente à existência. Nas ciências como matemática, física, química, biologia, história, filosofia e conhecimentos religiosos podem-se observar referências evidentes ao trabalho. Desde a Pré-história o homem luta pela sua sobrevivência e progresso para fins de bem-estar. (Reestruture a discussão apresentada)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Desse modo, o trabalho não deve ter discriminação ou preconceito, é um direito de todos ter uma vida digna e honrada pelo trabalho. As soluções para problemas sociais, políticos e culturais que existem nas relações interpessoais não são resolvidos repentinamente. O processo de mudança às vezes pode ser lento. Para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos, que estão garantidos na Carta de Direitos Humanos da ONU (Desenvolva a sigla) e na Constituição brasileira de 1988, é preciso mudança na consciência coletiva da população através de campanhas publicitárias. (Truncamento) Incentivando e instruindo os empresários sobre como as pessoas com deficiência podem ser importantes e especiais em um ambiente de trabalho, pois elas podem trazer para o ambiente de trabalho mais carinho, ternura, senso de justiça, fraternidade e cooperação entre os funcionários.

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, o governo brasileiro tem o dever de incentivar a valorização dessas pessoas, indicando quais atividades elas fariam a diferença. Por exemplo, uma pessoa deficiente visual pode ser músico, locutor de rádio, dublador, palestrante etc. Uma pessoa que está em uma cadeira de rodas pode ser um ótimo secretário, auxiliar administrativo, contador, trabalhar com computadores, desenhista, escritor etc. (Truncamento) Sendo importante o incentivo à educação e formação profissional, na Educação à Distância ou Presencial. Foi-se o tempo em que ter uma limitação era o mesmo que ter prejuízo na luta pela sobrevivência e na competitividade, como era assim em tempos históricos remotos e passados (Redundância).

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200