O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889 adaptou o lema positivista ''ordem e progresso'' não só para bandeira nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Os desafios enfrentados a inclusão e autonomia não tem se ecoado com ênfase, representa uma antítese á à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. (Aborde todos os aspectos do tema)
O capacitismo é portador das práticas discriminatórias que contribuí contribue para construção de desafios e obstáculos, nos mais diversos âmbitos, políticos, sociais econômicos e culturais, consiste na desvalorização com base no preconceito e á a sua capacidade cognitiva. A estimativa é que 20% das pessoas mais pobres possuem alguma deficiência, infelizmente é um problema persistente no Brasil (Cite a fonte do dado apresentado). No entanto a lei de inclusão conhecida como estatuto da pessoa com deficiência, (Sem vírgula) foi de suma importância para garantir os direitos e proteção, todavia ainda existe uma grande dificuldade no processo de inclusão.
(Melhore a estratégia coesiva) Como afirma Albert Einstein (Em caso de citação, use aspas) é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito, certamente ainda há muitos avanços a serem conquistados. A conscientização e a educação são fundamentais para promover igualdade e oportunidades, como diz o sábio Nelson Mandela '' a educação é arma mais poderosa para mudar o mundo. Ademais é essencial apontar a importância da lei de inclusão social que tem como mérito incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho e também em outras instâncias, dessa forma os estabelecimentos só têm a ganhar com a diversidade e representatividade, entretanto na maioria das vezes a escolha do candidato é feita apenas como forma de cumprir a lei (Abordagem limitada), (Justaposição) diante de tal exposto, esse problema muitas das vezes é devido a à falta de recurso em instituições de ensino que dificulta o meio de adaptação dos estudantes deficientes, e acaba os separando dos demais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo (Vírgula) por intermédio de campanhas e palestras, promova informações educativas em escolas públicas e privadas com a finalidade de conscientizar a sociedade, reduzindo o nível de estereótipo, rejeição e exclusão. Assim, se consolidará uma sociedade mais humana, onde o Estado desempenha corretamente 'seu "contrato social'. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões abordando todos os aspectos do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |