A pessoa com deficiência, de acordo com a 1º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência no ano de 2006, foi definida como indivíduo que possuísse impedimentos de longo prazo (Vírgula) seja físico, mental, intelectual ou sensorial (Vírgula) os quais obstruíssem a participação parcial ou plena em igualdade de condições com as demais. Tal grupo, (Sem vírgula) enfrenta no Brasil uma série de barreiras para ingressar no ambiente laboral, mesmo com aparatos legais (Vírgula) como a lei 13.146 de 2015, que regulam a inclusão das pessoas com deficiência e a Lei nº 8.213/91 de cotas que define percentual com base na quantidade de funcionários. Tais limitações são mais presentes, principalmente, para que possuem limitações mais acentuadas (Delimite as discussões iniciais e formule a tese)
Uma das primeiras limitações está relacionada ao espaço laboral, pois há uma cultura sobre o modelo de corpo ideal para o desenvolvimento de atividades, ou seja, há uma construção acerca do que seria um corpo saudável, sendo esse, (Sem vírgula) geralmente magro, sem limitações e muitas vezes branco. Nesse sentido, os indivíduos de fora desse padrão, como as pessoas com deficiência (Vírgula) são vistas como alguém a ser contratado para seguir uma recomendação legal, não como alguém que além de trazer mais diversidade (Vírgula) novas perspectivas, assim como e reflete como realmente a sociedade construída. (Problemas na construção de sentido) Desse modo, os espaços, (Sem vírgula) já inicialmente não são construídos para que todos os grupos possam exercer funções neles, ou seja, a ergonomia laboral não é pensada a partir da ótica da pessoa com deficiência e ao contratar uma pessoa que precise de adaptações, muitos empregadores enxergam essa prática como onerosa ou inviável. (Delimite as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademias Ademais, como a lei não delimita o percentual de contratação por deficiência ou grau de impedimento do indivíduo, muitas empresas contratam pessoas com deficiência que não exigem altos grau de adaptações, para que assim mostrem mais um cumprimento legal a uma função social, como diversificação e abrangência na contração em si. Nesse contexto, (Sem vírgula) de insegurança na contratação (Vírgula) ou manutenção na vaga (Vírgula) o grupo não se sente seguro para deixar o auxílio-doença ou aposentadoria para trabalhar. (Reelabore a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, embora haja uma lei com mais de três décadas, ainda há uma visão social acerca dos corpos capazes de produzir e entregar resultados, assim como estratégias para que não tornar o ambiente laboral de fato diverso, através da contratação de pessoas com deficiências leves. Nesse sentido, é necessário a busca do Estado por medidas que apontem direcionamentos reais para inclusão, como a inclusão do percentual do grau de deficiência do indivíduo e as devidas sanções para quem não cumpre a lei. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |