Em 2004 a lei de inclusão social fez com que as empresas com mais de 100 funcionários ocupem ocupassem de 2% a 5% deles com pessoas com algum tipo de deficiência. Porém mesmo com isso (Reestruture) as pessoas com deficiência têm muitos problemas em conseguir arrumar um emprego por conta da dificuldade em adaptação, por não ter rampas, alargamentos de porta, dificuldade de comunicação com pessoas surdas e o preconceito que ocorre com eles. (Formule a tese com mais clareza)
A princípio, a lei está sendo comprida cumprida, e de 2005 a 2006 ocorreu um aumento de 56% nas contratações (Cite a fonte dos dados), porém mesmo com isso muitos não conseguem entrar ou se manter por causa dos desafios enfrentados e pela falta de igualdade encontrada no mercado de trabalho, como o transporte e calçadas não sendo acessíveis, além do preconceito sofrido fazendo com que muitos desistam. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitos não conseguem a qualificação necessária para trabalhar na área e não conseguem trabalhar em outras por conta que é necessário aptidão física, com isso não conseguindo emprego. E como eles têm um custo de vida mais elevado já que as pessoas com deficiência têm um custo de vida 40% maior (Melhore a construção de sentido), sem o emprego não conseguem ter uma condição necessária de vida. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, o Estado e a sociedade têm que (Vírgula) por meio de inclusão e cotas, ajudar essas pessoas com algum tipo de deficiência à a entrar no mercado de trabalho e conseguir se manter lá, porque todos têm o direito de conseguir um trabalho e (Vírgula) segundo a ONU (Desenvolva a sigla) "a inclusão é um dever do Estado, de sociedade, das empresas e de todos nós", então é nosso dever ajudar a ter uma igualdade maior. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploadas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |