Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada dez pessoas com algum tipo de deficiência que procuram emprego, sete estão fora do mercado de trabalho. Nesse viéis, dos desafios encontrados para a inclusão nesse meio estão o preconceito e o desrespeito às leis. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, é relevante destacar que o preconceito gerado por conta da deficiência de uma pessoa pode ser considerado um problema para a democratização desse mercado. Nesse sentido, no livro Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex, pessoas com algum tipo de deficiência foram abandonados em um hospital psiquiátrico mesmo sem apresentar problemas mentais, só por serem deficientes. Com isso, podemos afirmar que o preconceito gerado por essas pessoas é um empecilho na busca de emprego. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é incontestável que o desrespeito às leis que amparam essa parte da população contribuem para o aumento desse obstáculo. Desse modo, John Locke afirmou que "Onde não há lei, não há liberdade". Assim, podemos concluir que pra ter liberdade precisa haver leis que sejam impostas e respeitadas. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe aos órgãos públicos que fazem parte da Constituição, sendo eles o Legislativo, Judiciário e Executivo, agirem de modo que possa haver uma conscientização sobre PcDs - pessoas com deficiência - para falar de suas necessidades e como devem ser tratadas, incluindo também a fiscalização de leis que atuam em favor dessa minoria. (Truncamento) Resultando assim na democratização do acesso ao mercado de trabalho por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |