O mercado de trabalho, entre outros aspectos, é constituído por pessoas. Segundo Taylor, essas eram vistas como máquinas, sendo a função delas somente produzir. Contudo, essa visão vem sendo transformada, teóricos e gestores contemporâneos já entendem que, ao contrário do que Taylor defendia, os colaboradores são o principal capital das organizações. (Contextualização tangencial)
Pessoas podem possuir limitações física e mentais, necessitando de auxílio especial na execução de suas atividades laborais, seja de locomoção, comunicação com demais colaboradores ou até mesmo adaptação de equipamentos e ambiente de trabalho. Esse desafio se torna um pouco maior, pois as empresas ainda não se encontram dispostas a se habilitar para tal acolhimento. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Muitas organizações optam por contratar apenas o número mínimo de pessoas com deficiência, conforme rege a lei vigente. Podemos verificar isso claramente, (Sem vírgula) nos dados referente a contratação desses, que é bem baixo (Apresente-os). Porém, a igualdade é um dos princípios da Constituição federal que rege nosso país, ou seja, perante a lei todos somos iguais. Logo, essa distinção não deveria existir e sim a busca pelo cumprimento da lei maior. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que o Ministério do Trabalho e Emprego, juntamente com a Secretaria de Saúde (Vírgula) venha intervir nas organizações públicas e privadas, por meio de um projeto chamado "Eu ajudo a incluir", em que gradativamente, (Sem vírgula) todos os colaboradores (Vírgula) independentemente do nível hierárquico, possam receber incentivos referente a inclusão e apoio nas adaptações necessárias. Tal ação trará conscientização, esclarecimento, além do aumento da inclusão de deficientes no mercado de trabalho. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |