No Holocausto, milhares de pessoas com deficiência foram exterminadas, para Hitler, líder nazista, os tempos de guerra eram os melhores momentos para eliminar os doentes incuráveis, a fim de sobrepor à raça ariana no planeta. De maneira análoga, essa tese reflete nos dias atuais na exclusão de pessoas com necessidades específicas em vários espaços, com ênfase no mercado de trabalho. Nesse prisma, a privação desse espectro está vinculada a à negligência estatal perante esse revés associada com a aversão social a indivíduos que contém algum tipo de deficiência. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, o descaso governamental atinente à inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) em vagas de emprego é a raiz dessa anomalia. Com base nisso, na teoria das janelas quebradas, idealizada pelo cientista político, James Quinn Wilson, é firmado que a menor das irregularidades quando não coibida acaba por estimular irregularidades maiores. Sob esse raciocínio, essa proposição se encaixa no contexto atual, quando não há a fiscalização efetiva da lei de cotas empregatícias para PCDs em empresas, resultando na omissão dos direitos ao trabalho e à igualdade salarial e trabalhista, que são garantidos a todos os cidadãos na Constituição federal de 1988. Logo, é indubitável a necessidade da efetivação das diretrizes legislativas do país, com o intuito de consolidar no mercado de trabalho a participação de pessoas com deficiência.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a repulsão estruturada na sociedade a pessoas que possuem deficiência os distancia do exercício pleno da carreira acadêmica e trabalhista. Por conseguinte, no mito de Narciso, ele rejeitava a todos e valorizava exageradamente a si próprio, ao ver seu reflexo na água ficou fascinado e morreu por afogamento. Do mito para realidade, o excesso de vaidade e a falta de empatia pelo outro pode ser prejudiciais. Nesse viés, pessoas sem deficiência vangloriam a si mesmos, marginalizando civis que tem deficiência, seja ela física ou mental, no ramo de trabalho e escolar. Desse modo, as consequências para o país são notórias, já que com a perda desses sujeitos por exclusão uma lacuna econômica é criada, além do possível retrocesso em quesitos científicos e tecnológicos com o escape desses cérebros. Em síntese, é mister a idealização de políticas públicas que dissolvam essa conjuntura.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o governo federal tome providências para implementar essas pessoas no mercado de trabalho. Desse modo, cabe ao Poder Legislativo, por meio do Ministério Público, órgão que tem a responsabilidade de intervir nos descumprimentos de leis, fiscalizar de maneira concreta a asseguração da lei de cotas nas empresas existentes no país e multar aquelas que contrariem a legislação, com o fito de garantir a ingressão de pessoas com deficiência no ramo empregatício. Em paralelo, o Ministério da Educação, via a elaboração de planos educacionais, deve implementar aulas instrutivas em escolas sobre os tipos de deficiência, visando quebrar o preconceito na nova geração, para que assim a ideia apoiada no holocausto seja inexistente no cotidiano brasileiro. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |