Na série, (Sem vírgula) O demolidor, o personagem principal (Vírgula) após perder a visão, tem todos os seus outros sentidos ampliados, dessa forma, se torna advogado e protetor do bairro onde mora. Às vezes, sendo visto como impossibilitado de desenvolver determinadas funções, ele prova que tudo está a seu alcance. Porém, a realidade é diferente, tendo em vista que as pessoas com deficiência não conseguem ampliar seus sentidos ao ponto de serem notáveis, seja na qualificação ao emprego, (Paralelismo) logo é necessário que o país tome medidas para construir uma sociedade mais inclusiva. (Formule a tese com mais clareza)
A inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade é um grande desafio, porque nos ambientes de trabalho não recebem o suporte adequado para o seu tipo de deficiência. De acordo com o Censo 2010, quase 46 milhões de brasileiros são deficientes, o que representa 24% da população, no site BVE (Biblioteca Virtual da Saúde) reforça que deste total, cerca de 13 milhões são deficientes físicos. Essa é uma porcentagem considerável para que os ambientes de trabalho sejam capacitados com, (Sem vírgula) rampas, ampliação de calçadas, etc. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) O preconceito é um outro principal problema, que rotulam as pessoas, (Sem vírgula) como sendo incapazes de fazer tais coisas por serem diferentes, impossibilitando a inclusão no mercado de trabalho. Faltam informação e acessibilidade para que os deficientes alcancem a qualificação para a determinada vaga.
(Melhore a estratégia coesiva) Nesse caso é necessário a fiscalização, determinando quetoda que toda a empresa tenha rampas, elevadores e banheiros adaptados, manuais em braile e contratação de funcionários que dominem libras. E para eliminar ideias preconceituosas e é preciso fazer palestras de conscientização em campanhas sociais, para mostrar como o preconceito pode atingir a vida das pessoas, e assim, (Sem vírgula) os deficientes terão maior acessibilidade no ambiente de trabalho. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |