De acordo com a Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu Artigo 6, o direito ao trabalho como inerente à sociedade. Contudo, é possível inferir que esse direito está sendo omitido para as pessoas com deficiência no Brasil, caracterizando-se como uma falha na Constituição federal do país. A partir disso surgem entraves como a falta de políticas públicas do governo federal e a discriminação sofrida pelas vítimas.
Diante desse cenário, a falta de políticas públicas eficazes agrava a problemática supracitada. Conforme Thomas Hobbes, iluminista inglês, o Estado possui o direito e a obrigação de garantir o bem-estar da população, com o objetivo de manter a ordem vigente no país. Nesse contexto, o governo federal brasileiro está falhando em garantir o bem-estar da população, de acordo a citação de Hobbes, visto que há falta de adaptações de ambientes para o acesso por pessoas com deficiência, como rampas de acesso para cadeirantes e assistências às pessoas surdas e cegas, caracterizando-se a falta de ações assistencialistas do Estado brasileiro a favor de pessoas com deficiência ao acessar o mercado de trabalho e indo contra o seu dever primordial estabelecido. Sendo assim, para que seja reduzido os entraves do revés supracitado, é necessário que haja maiores iniciativas do Estado brasileiro através de políticas públicas. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a discriminação sofrida pelas pessoas com deficiência ao ingressar ao Mercado de Trabalho caracteriza um entrave que agrava o revés já citado. Segundo Alexandre Carvalho, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência Física, o principal desafio para essas pessoas é o preconceito e a discriminação nos ambientes de trabalho. Isso ocorre pois elas demonstram-se fragilizadas e possuem baixo rendimento se comparado com seus companheiros de trabalho, desse modo, é possível inferir que a discriminação está entre os desafios enfrentados por esses indivíduos que apresentam alterações fisiológicas, caracterizando-se como um entrave para a problemática. Sendo assim, faz-se necessária a mobilização de instituições públicas e privadas (Organizações Não Governamentais) para reverter o entrave que impede o acesso de indivíduos com deficiência ao Mercado de Trabalho.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que ocorra mudanças para reverter a problemática supracitada que persiste na sociedade brasileira. Dessa forma, cabe ao Ministério da Cidadania, órgão responsável pela preservação dos direitos humanos, promover iniciativas públicas, como a criação de Conselhos Municipais responsáveis em defender os direitos dos indivíduos com deficiência e garantir assistência a eles. Essas iniciativas possuem o objetivo de garantir assistência à a essas pessoas e minimizar os desafios enfrentados no Mercado de Trabalho. Sendo assim, os entraves que agravam o revés serão minimizados e o acesso ao trabalho será democratizado para a população brasileira. (Faltou apresentar o meio)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |