No livro sagrado, a Bíblia, está escrito que o trabalho edifica o homem, porém nem todos na sociedade têm acesso facilitado ao mercado de trabalho, principalmente as pessoas portadoras de deficiência. Mesmo com vagas destinadas e adaptações estruturais da empresa, ainda irão faltar que o percurso e transportes acessíveis, como também a comunicação assertiva entre colegas de trabalho e principalmente boas opções de qualificações adaptáveis à realidade dessas pessoas. (Truncamento) Fomentando assim, (Sem vírgula) o dever do Estado em trazer à acessibilidade em diversos aspectos.
De modo ficcional, o filme "Hush: a morte ouve", (Sem vírgula) retrata a dificuldade da vida de uma pessoa com deficiência auditiva, onde, (Sem vírgula) a protagonista que após perder sua audição e se isolou do mundo, tenta salvar sua vida com suas opções limitadas de pedir ajuda enquanto um estranho tenta invadir sua casa. Trazendo para a realidade, grande parcela dos surdos são induzidos, de maneira indireta, a se isolarem da sociedade, pois seu meio de comunicação não é o nativo. (Truncamento) O que gera mais dificuldade em se encaixarem em ambientes novos, e por conta disso, (Sem vírgula) optam por sua zona de conforto. Aumentando o desinteresse de se ingressarem ao mercado de trabalho, uma vez que teriam dificuldades em se adaptarem a nova rotina e à a se comunicar. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Embora as empresas com mais de cem funcionários sejam obrigadas a terem pessoas portadoras de deficiência (Melhore a construção dessa ideia), isso se torna uma inclusão de forma irresponsável, pois não basta terem vagas se não são todas estações de trem, metrô ou BRT que são acessível acessíveis, que mesmo existindo leis que obrigam repartições públicas a terem interpretes de Libras, ainda não existem fiscalizações que garantem esse direito. Além de que, a Libras, não é uma língua de ensino obrigatório, então sempre existirá à a dificuldade em comunicação e que também, (Sem vírgula) as maiorias das instituições de ensino não possuem acessibilidade, o que impossibilidade uma boa qualificação profissional (Reestruture essa discussão). Logo, como disse o médico político Salvador Allende "- Não basta que todos sejam iguais perante a Lei, é preciso que a Lei seja igual perante a todos."
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, conclui-se que é de extrema importância que o governo federal e Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com ajuda do Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, criem, de maneira objetiva, o acesso para as pessoas portadoras de deficiência nas estruturas e mobilidades urbanas e que com ajuda da Secretaria da Educação desenvolvam um ensino único para permitir que essas pessoas consigam se introduzir na sociedade de maneira saudável e confortável, trazendo assim, (Sem vírgula) a segurança para um futuro adulto a se arriscar em qualquer vaga de emprego. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |