Durante muitos anos as pessoas com deficiência eram invisíveis para a sociedade, gerando afastamento e reforçando preconceitos acerca das pessoas portadoras de alguma deficiência. Embora atualmente haja leis que garantam os direitos desse grupo, a taxa de participação dessas pessoas no mercado de trabalho ainda é baixa. A falta de acessibilidade e preconceitos por parte da sociedade são algumas das barreiras que distanciam as pessoas com deficiência do mercado de trabalho. (Muito bem. Formulou a tese)
De início, é evidente a falta de acessibilidade em espaços públicos e privados das áreas urbanas brasileiras, provocando a necessidade de adaptação e dificultando o acesso das pessoas com deficiência a locais de trabalho. Ademais, a ausência de acessibilidade despreza o cumprimento a Constituição de 1988, uma vez que esta promove o direito de igualdade entre todos os cidadãos. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é visto que, (Sem vírgula) na sociedade ainda há discriminação em relação às pessoas com deficiência, preconceito que é denominado capacitismo, isto é, subestimar a capacidade das pessoas em virtude de suas deficiências. Por conseguinte, há uma diminuição de oportunidades e ocupação de espaços por pessoas portadoras de alguma deficiência. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, são notórios os fatores que causam barreiras na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Portanto, é dever do governo federal, juntamente com aos estaduais e municipais, a garantia de acessibilidade em todos os espaços. Tal ação deve atender às necessidades de todos os cidadãos, por meio da implantação de rampas de acesso e piso tátil. Além de ações de conscientização sobre inclusão a toda sociedade, a fim de assegurar os direitos básicos e promover o bem-estar de todos os cidadãos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |