No filme "Intocáveis" é contada a história de Philippe (Vírgula) um homem que (Vírgula) após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico e enfrenta várias dificuldades na vida, entre elas a falta de desemprego emprego. (Truncamento. Melhore a progressão de ideias) Uma vez que, (Sem vírgula) pessoas com deficiência compõem um grupo totalmente desfavorecido no mercado de trabalho e ainda sofrem com a inclusão social. Logo, deve-se discutir acerca dessa problemática.
A princípio, é incontestável que a falta de desemprego emprego é um grande problema na sociedade brasileira, e para as pessoas que possuem alguma deficiência, (Sem vírgula) isso se torna ainda mais complicado. As pessoas que possuem deficiências físicas sofrem com um impacto ainda maior nessa realidade, pois são impedidas de realizar diversas atividades no trabalho (Melhore a apresentação dessa discussão). É notório destacar também, (Sem vírgula) que vários desses indivíduos ainda são privados de tá estar em um cargo mais alto em alguma empresa, isso ocorre devido a um preconceito estigmatizado pela sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise, têm se tem-se várias pessoas com necessidades especiais, como visual, auditiva, intelectual, entre outras, que são excluídas de práticas vários esportes e de frequentar eventos públicos na sociedade, e principalmente de frequentar outros ambientes, devido também a uma falta de acessibilidade nas regiões e cidades brasileiras, que afeta em especial pessoas que usam cadeiras de rodas (Recorte tangencial). Esses aspectos desencadeiam uma série de problemas na vida dessas pessoas, muitas delas acabam desenvolvendo vários problemas psicológicos, como transtornos e principalmente depressões, o que fazem com que sejam privados de ter uma sociedade igualitária.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, as redes de ensino devem criar palestras e projetos para a ressaltar a melhoria dos direitos das pessoas portadoras de alguma deficiência. (Truncamento) E com isso deve-se também utilizar as redes sociais para alcançar um público maior e mostrar que todos os seres humanos são iguais e devem ter seus direitos respeitados, como consta a na Constituição de 1988, e assim construir uma sociedade melhor. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |