Aldous huxley defende: "Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". Tal perspectiva é verificada nos desafios enfrentandos por pessoas com deficiência no mercado de trabalho, que seria a dificuldade de acesso e a permanência desse grupo em encontrar um trabalho formal e fazer parte do mercado. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema, que se enraiza na desigualdade social e na falta de investimento e apoio do governo. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse cenário, em primeiro plano, é preciso atentar para a desigualdade social presente na questão. A isonomia é a garantia de oportunidades iguais, mesmo em condições diferentes. No entanto a realidade é um pouco isonômica nos desafios enfrentandos por pessoas com deficiência no mercado de trabalho, visto que o preconceito é uma das causas principais para a desigualdade desse grupo, que reflete na menor taxa de contratação de pessoas com deficiência. Assim, percebe-se a urgência de proporcionar oportunidades para esse grupo.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de investimentos e apoio do governo é um grande impasse para a resolução do problema. Chimmanda Adiche alerta que estereótipos limitam o pensamento humano. Tais estereótipos crescem na lacuna de representatividade que gere os desafios enfrentandos por pessoas com deficiência no mercado de trabalho, visto que por negligência de órgãos do governo dificulta a acessibilidade desse grupo, afetando o mercado de trabalho e também o ambiente de trabalho (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, para deixar de limitar o pensamento é preciso quebrar esses padrões por meio da representação de narrativas plurais.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o problema seja dissolvido. Para isso o governo federal deve criar uma agenda econômica mais democrática, por meio da destinações de recursos a esse grupo, a fim de reverter a desigualdade social que se instala nos desafios enfrentandos por pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Tal ação pode conter uma divulgação na mídia para a população tome conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre a lacuna de representatividade presente na questão. Desse modo, os fatos não serão ignorados e poderam deixar de existir. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |