Na obra “Ensaio sobre a cegueira”, do autor português José Saramago, é retratada uma sociedade que está passando por uma pandemia de cegueira, e que (Vírgula)na medida em que as pessoas estão ficando cegas (Vírgula) são atirados para longe da vida cotidiana, sem o menor rigor científico. Assim como na ficção, no mercado de trabalho pessoas com deficiência enfrentam enormes desafios para a concretude do direito ao trabalho. Com isso pode-se identificar duas problemáticas principais tratando-se desse tema: o preconceito por parte dos colegas e a dificuldade de adaptação do local de trabalho. (Muito bem. Formulou a tese)
Apesar da obrigatoriedade da contratação de pessoas com deficiência, imposta pela lei de cotas, o trabalhador que conseguir adentrar em uma empresa está sujeito a preconceitos por parte de seus colegas de trabalho. No filme “Dançando no escuro”, através das lentes Lars Von Trier é apresentado uma operária que está ficando cega, e nessa situação (Vírgula) na medida em que os seus colegas vão descobrindo (Vírgula) há o temor dela não conseguir efetuar suas responsabilidades com exatidão, (Mlhore a progressão de ideias) no caso do filme essa preocupação é legítima, porém na maior parte das empresas o estigma sobre a qualidade do serviço dessas pessoas é ilegítimo e preconceituoso, afetando o trabalhador psicologicamente e levando-o até a pedir desligamento do serviço.
(Boa estratégia coesiva) Todavia, a falta de adaptação das empresas mostra-se como fator limitante a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Segundo um levantamento do portal G1, 16% desses trabalhadores alegam que a falta de acessibilidade se torna um agente limitador para ingressar em alguma corporação. Deve-se incrementar a esse agravante a desmotivação do dono da empresa em investir um percentual para torná-la mais democrática, atendendo todas as necessidades dos trabalhadores. Como não há essa preocupação o artífice que sofre as consequências, se limitando a ocupar as vagas que são delimitadas a eles, e mesmo os que já operam dentro da companhia se vê inapto a plena capacidade laboral. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a busca pela solução da problemática se evidencia como de máxima importância. A fim de elucidar o agravante, cabe ao governo federal (Vírgula) por meio do Ministério do Trabalho aliado ao Ministério dos Direitos Humanos (Vírgula) criar mecanismos que aumentem acessibilidade e a inclusão nas corporações, como a obrigatoriedade de rampas, corrimões, material em libras e o aumento das cotas de pessoas com deficiência, com a finalidade de diminuir o índice de desemprego dessas pessoas em específico e melhorar as condições de trabalho das já empregadas. E somente desse modo a cegueira coletiva (Vírgula) se tratando de pessoas com deficiência (Vírgula) pode ser sanada. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a discussão. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |