O mercado de trabalho é um termo que se refere a procura e a oferta de emprego. Logo, pessoas com deficiência (Vírgula) ao se inserirem no mercado de trabalho (Vírgula) enfrentam grandes desafios. (Melhore a progressão de ideias) O maior deles é a dificuldade de inclusão que engloba a dificuldade de serem aceitos, o preconceito pelos colegas de trabalho e a falta de adaptações no ambiente de trabalho para o bem-estar de pessoas com deficiência. (Formule a tese com mais clareza)
Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e de Estatística (IBGE), apenas 28,3% corresponde ao número de deficientes inseridos no mercado de trabalho. Visto a falta do protagonismo dessas pessoas na sociedade, cabe ao governo brasileiro, sendo democrático, contribuir para mudar esse cenário. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo Rousseau, filósofo iluminista, o poder emana do povo, ou seja, o governo existe para satisfazer as necessidades de um povo. Assim, para que as pessoas com deficiência passem a ser incluídas, o Estado brasileiro deve cumprir com a sua função e favorecer os que estão vuneraveis vulneráveis, para que se estabeleça a igualdade, determinada pela democracia.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério do Trabalho, como órgão governamental, desenvolver políticas sociais a fim de que, (Sem vírgula) as empresas incluam mais pessoas com deficiência para ocupar cargos. Cabe a esse também, zelar pelo respeito as diversidades entre os colegas de trabalho. (Truncamento) Para que, (Sem vírgula) o Brasil se torne um país mais igualitário incluido as pessoas com deficiência para participar do desenvolvimento do país. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |