No drama sul-coreano "Uma Advogada Extraordinária", a Woo Young-woo, uma mulher autista, passa por inúmeras dificuldades e sofre preconceito em seu ambiente de trabalho, apesar de ser uma ótima advogada. Mesmo sendo uma história fictícia, o seriado tem grande importância, pois mostra a dura realidade que pessoas com deficiência passam no trabalho. Ademais (Reveja o conectivo), é necessário discutir-se sobre os desafios que esse grupo encontra ao tentar se inserir no mercado de trabalho. (Formule a tese com mais clareza)
Primeiramente, o maior desafio que uma pessoa com deficiência encontra ao querer trabalhar, (Sem vírgula) é encontrar uma vaga que a aceite. Isso acontece porque as empresas quase nunca estão dispostas a contratar alguém que pode dar desvantagem ou prejuízo a elas. Mas (Ideia de truncamento), é importante ressaltar, (Sem vírgula) que esse pensamento é retrógrado e preconceituoso, uma vez que, (Sem vírgula) pessoas portadoras de deficiência podem atingir um grau de competência tão bom quanto os que não são, ou até melhor. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, caso surja uma oportunidade de emprego, o preconceito enraizado na sociedade ainda prevalecerá no ambiente de trabalho, vindo de seus colegas. Provocações, dúvidas sobre sua capacidade (Vírgula) e até bullying, têm altas chances de acontecerem com os portadores de deficiência. Outra representação desse problema é encenado em "The Good Doctor", seriado de televisão americano, em que o doutor Shaun Murphy, com autismo, passa por preconceitos e está em constante busca por aprovação de seus colegas que pensam que ele não é capaz. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é preciso discutir alternativas que facilitem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além da garantia de sua estadia na vaga. Isso será possível através de um projeto de lei que vise criar vagas obrigatórias, próprias para deficientes, além de penalizar colegas de trabalho que cometam bullying ou os desrespeitem. E Assim, poderá ser garantida a inclusão e igualdade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |