É de conhecimento geral que pessoas com deficiência enfrentam barreiras, como o preconceito, a falta de profissionais qualificados, falta de lugares adaptados, falta de investimento e infraestrutura. Tendo em vista todos esses problemas para um deficiente, um dos maiores problemas são os desafios da inclusão no mercado de trabalho, pois a taxa de participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é de 28,3%, menos da metesse do indicie registrado entre pessoas sem deficiência, que é de 66,3%. (Formule a tese)
Segundo o presidente do conselho, Alexandre Carvalho, dentre todos os obstáculos, um dos maiores estão o preconceito, a dificuldade de comunicação com pessoas cegas e surdas e a adaptação necessária em ambientes, como calçadas acessíveis, transportes e formação profissional adequada na qual tem de ser obrigatório, já que o Estatuto da Pessoa com Deficiência assegura à pessoa ao trabalho de sua escolha em ambientes acessíveis e incluso, segundo isso tem de ter um ambiente seguro e acessível (Melhore a construção dessa discussão). Mas (Ideia de truncamento) infelizmente observando os cenários não são todos os lugares que aceitam essa exigência, e por isso muitas pessoas com deficiências não podem trabalhar deixando a porcentagem de 23,3% cada vez menor.
(Melhore a estratégia coesiva) Mas agora a Justiça do Trabalho busca ser modelo de inclusão para pessoas com deficiência no ambiente de trabalho (Melhore a coesão) “entendemos que atuar por uma cultura de inclusão passa por valorizar em prol da participação da pessoa com deficiência em uma justiça do trabalho capaz de acolher a todos” (Vírgula) disse eles. Com tudo Contudo as expectativas de que todas essas dificuldades para pessoas com deficiências tendem a aumentar, esperando uma grande mudança. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |