A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência está em vigor desde 1991. Ela garante a contratação de PcD (Pessoa com Deficiência) nas empresas com mais de 100 funcionários. Entretanto, apenas a determinação desse direito em virtude de Lei, (Sem vírgula) não é suficiente para efetiva inclusão, visto que ainda há discriminação, preconceito e falta de acessibilidade dentro das empresas. (Formule a tese com mais clareza)
Primeiramente, vale salientar que a maioria dos líderes empresariais busca contratar PcD somente por obrigação, não se preocupando em preparar a organização para o acesso e permanência do empregado portador de deficiência. (Parágrafo frasal. Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a infraestrutura das empresas não contribui contribue para que aconteça a inclusão nesse âmbito. Há falta de rampas e elevadores para os cadeirantes e a dificuldade de comunicação com as pessoas surdas e mudas. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dessa problemática, indubitavelmente, faz-se necessário que as empresas transformem a cultura organizacional, preparando seus funcionários para receber o PcD, a fim de que não haja discriminação e preconceito e realizem todas as adaptações necessárias no ambiente. Sendo assim, haverá, de fato, a inclusão no mercado de trabalho e a valorização da pessoa com deficiência. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |