No filme Forrest Gump, o personagem principal é retratado com deficiência tanto física como mental. Entretanto, isso não o impede de lutar no Vietnã e ser astro do esporte. No contexto atual brasileiro, pessoas com deficiência (PcD) enfrentam desafios para entrar no mercado de trabalho. Isso acontece, (Sem vírgula) pois a sociedade tem preconceitos quanto à capacidade das pessoas com deficiência e o ambiente de trabalho não é adaptado. Portanto, torna-se imprescindível analisar as causas desse problema social.
A princípio, o Estatuto da Pessoa com Deficiência assegura do direito ao trabalho em condições igualitárias. Contudo, pessoas com deficiência sofrem com a exclusão social causada pelo capacitismo (discriminação á pessoa com deficiência), levando a desemprego e piores condições de vida. Dessa forma, a marginalização desses indivíduos reforça a ideia de que a questão deve ser ainda mais discutida pelos órgãos públicos. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, empresas e demais locais de trabalho não realizam os investimentos necessários em recursos para adaptação do ambiente para pessoas com deficiência. Essa falta de acessibilidade contribui para o aumento nos pedidos de demissão e a perda de entrevistas de emprego. Dados estatísticos comprovam, por exemplo, que apenas 28,3% das pessoas com deficiência estão inseridas em empregos formais. Logo, não basta somente contratar, mas de promover um ambiente planejado e adequado às pessoas com deficiência, visto que a questão não é tão repercutida nas corporações.
(Boa estratégia coesiva) Pode-se concluir que os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho podem ser resolvidos pelo governo federal através da fiscalização dos ambientes de trabalho e do cumprimento das leis previstas no Estatuto PcD. Ademais, há a possibilidade de elaborar projetos que tenham o objetivo de promover valores humanitários como inclusão, respeito e empatia tanto em espaços escolares e em outras instituições, de modo a tornar possível e viável o trabalho para pessoas com deficiência. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |