Problemas enfrentados por pessoas com deficiência em ambientes de trabalhos - Banco de redações


Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Enviada em: 06/05/2023

Status:

Corrigida
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O filósofo francês Sartre defende que cabe, (Sem vírgula) ao ser humano escolher seu modo de agir, pois seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à questão do mercado de trabalho e seus desafios enfrentados por pessoas com deficiência. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude de insuficiência de leis e a de falta de investimentos. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, as questões políticas mostram - se como um dos desafios à resolução do problema. Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, pessoas com deficiência em ambientes de trabalhos não encontra o respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução do problema. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise (Vírgula) o legado histórico apresenta - se como outro fator que influencia na dificuldade de efetivação dos desafios enfrentados. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como os desafios que são enfrentados por pessoas com deficiência seja resolvido, faz - se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê - lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre o mercado de trabalho e seus desafios enfrentados por pessoas com deficiência no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contanto contando com a presença dos professores e convidados especialistas no assunto. Além disso, tais eventos não devem se limitar aos alunos, mas ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas aos desafios enfrentados por pessoas com deficiência e se tornem cidadãs mais atuantes na busca de resoluções. (Muito bem. Proposta completa)


 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200