O filósofo francês Sartre defende que cabe, (Sem vírgula) ao ser humano escolher seu modo de agir, pois seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à questão do mercado de trabalho e seus desafios enfrentados por pessoas com deficiência. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude de insuficiência de leis e a de falta de investimentos. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, as questões políticas mostram - se como um dos desafios à resolução do problema. Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, pessoas com deficiência em ambientes de trabalhos não encontra o respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução do problema. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise (Vírgula) o legado histórico apresenta - se como outro fator que influencia na dificuldade de efetivação dos desafios enfrentados. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como os desafios que são enfrentados por pessoas com deficiência seja resolvido, faz - se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê - lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre o mercado de trabalho e seus desafios enfrentados por pessoas com deficiência no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contanto contando com a presença dos professores e convidados especialistas no assunto. Além disso, tais eventos não devem se limitar aos alunos, mas ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas aos desafios enfrentados por pessoas com deficiência e se tornem cidadãs mais atuantes na busca de resoluções. (Muito bem. Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |