Ao longo dos últimos anos, percebe-se uma maior preocupação com as pessoas com deficiência em diversas situações, tais como leis que preveem políticas públicas, adaptações físicas em estabelecimentos comerciais, rampas em calçadas e cotas para ingresso em cursos de graduação em universidades. Contudo, essas pessoas ainda enfrentam obstáculos no dia a dia, dentre eles, o desenvolvimento de atividades laborais, muito em razão da ausência de fornecimento de tecnologias assistivas e o preconceito no tocante à capacidade intelectual das mencionadas pessoas. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, a tecnologia assistiva consiste em tecnologias que otimizam a vida da pessoa com deficiência, a exemplo dos softwares de leitor de tela, os quais reproduzem o conteúdo constante na tela do computador, um recurso de suma importância para as pessoas com deficiência visual conseguir estudar e trabalhar, mas que ainda muitas entidades não querem disponibilizar (Reestruture essa discussão), justificando o alto custo do mesmo (Use quando houver ideia de igualdade), sendo que já há bons leitores a preço baixo ou gratuitos, tal como o NVDA. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, apesar dos avanços no tocante à inclusão da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, infelizmente ainda enfrentam barreiras de cunho preconceituoso principalmente nas organizações privadas. Normalmente, a oferta de trabalho para o referido público direciona-se para cargos de atribuições pouco relevantes e de salários baixos, muito por ter em mente que a deficiência é um fator limitante para trabalhos que exigem o intelecto, o que não é verdade. Se for criado um ambiente favorável para a pessoa com deficiência trabalhar, certamente ela trará grandes frutos para a entidade.
(Boa estratégia coesiva) Assim, é imperiosa a necessidade de que se mitigue as dificuldades das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o que pode ser alcançado com a redução da carga tributária sobre os equipamentos de tecnologia assistiva, a fim de reduzir os custos para que as entidades adaptem o ambiente para as pessoas com deficiência, além de realizar campanhas de publicidade mostrando a importância e o potencial laboral do mencionado público no mercado de trabalho, colaborando com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país e com o atingimento de uma sociedade mais harmônica e próspera. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |