O artigo 5º (Vírgula) da Constituição federal de 1988, garante o direito pleno de todos os cidadãos a boas condições de trabalho. No entanto, percebe-se uma lacuna na garantia desse direito, em relação aos desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho, que além de grave, é inconstitucional. Esse cenário é fruto da lenta mudança na realidade social quanto (Paralelismo) de falhas governamentais. Diante disso, é fundamental a discussão desses aspectos, afim a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em primeira análise, vale ressaltar, (Sem vírgula) que o imbróglio acontece por lenta mudança na realidade social. O filósofo Durkeim, (Sem vírgula) afirma que “o fato social é a maneira coletiva de pensar “. O tema é fortemente influenciado pelo pensamento coletivo, visto que as pessoas crescem inseridas em um contexto social opressor, preconceituoso e desinformado, a tendência é adotar esse comportamento também. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é importante destacar, (Sem vírgula) que o problema ocorre por falhas governamentais. O filósofo Platão, (Sem vírgula) afirma que “a política é a esfera para realização do bem comum”. Contrariamente, no Brasil os desafios enfrentados por deficientes não encontra respaldo político necessário, dificultando a entrada e permanência no mercado de trabalho, além da falta de acessibilidade a todos os ambientes trabalhistas.
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, a necessária intervenção pontual do problema. O Ministério de desenvolvimento e assistência social em conjunto dos sindicatos dos trabalhadores devem exigir que todas as empresas e órgãos públicos tenha 50% de seus trabalhadores portadores de deficiência, também deve ser feito rampas para maior acessibilidade (Vírgula) locomoção e rodas de conversas nos locais de trabalho acerca do assunto. Desta forma, os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho permanecerá no passado do Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |