A Constituição federal estabeleceu (Vírgula) desde seu preâmbulo (Vírgula) o compromisso de instituir um Estado democrático pautado na igualdade e em uma sociedade sem preconceitos. Contudo, pessoas com deficiências são afetadas pela falta desses preceitos presentes na Constituição, além da ausência por parte do Estado. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, vale salientar as indiferenças na forma em que pessoas com deficiências são tratadas, entre elas estão:subidas em ônibus,falta de assentos e as dificuldades geradas nas formas de trabalhar. Com isso, a maioria dos indivíduos com deficiências têm que ter seus direitos respeitados,independentemente de qual for sua deficiência (Use sinônimos),seja ela, (Sem vírgula) surdez,cega ou caderante cadeirante. De acordo com o Art. 1 da Declaração Universal Dos Direitos Humanos-, todos nascem livres e iguais, tendo sua dignidade e direitos desde sua nascença. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, percebe-se que a totalidade demográfica tem um grande preconceito em relação às pessoas com deficiências no âmbito de trabalho e em escolas. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) muitos até desitem de estudar por conta de sofrer bullying. (Truncamento)Tornando assim, (Sem vírgula) uma grande barreira para o desenvolvimento social no caráter majoritário. Segundo a afirmação dada por Voltaire: "o preconceito é opinião sem conhecimento." (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que assegurar o direito à igualdade é medida que se impõe. Sendo assim, os órgãos responsáveis pela educação, transportes e lazer (Víirgula) em parceria com a sociedade, devem,através das mídias e divulgações, conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com pessoas deficientes. Assim,o progresso se torna possível- ideário de George Bernard Shaw.
Comentários do corretor
Abordagem tangencial do tema proposto. Reestruture e explore as discussões de acordo com o recorte temático. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |