O artigo 5º da Constituição federal de 1988 diz que, (Sem vírgula) todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. No que tange às pessoas com deficiência no Brasil, infelizmente a realidade é outra,visto que, (Sem vírgula) esse direito tem sido negligenciado, pois o preconceito enraizado e a falta de acessibilidade tem sido um grande desáfio. (Cuidado. Abordagem tangencial)
É preciso analisar (Vírgula) antes de tudo,que a discriminação nasce de idéias ideias negativas e preconceituosas do indivíduo em elação relação aos portadores de deficiência. Pode-se afirmar que sua propagação ocorre de maneira severa e nítida,dificultando o enpoderamento,a autoestima e a qualidade de vida dessas pessoas com necessidades especiais. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto nótorio, e que precisa da atenção dos dirigentes de empresas, é a falta de infraestruturas com qualidade voltadas para os portadores de deficiência,bem como:rampas;elevadores;banheiros com mobilidade e etc. (Reelabore. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Diante da problemática, fica evidente que medidas devem ser tomadas no intuito de resolver o impasse. O o Ministério Público juntamente com as prefeituras de cada cidade devem manter uma alta fiscalização, colocando em prática (Vírgula) se preciso, uma punição severa e eficaz.Além disso o Ministério do trabalho e a mídia deve investir em debates visando a importância de todos serem tratados da mesma forma e um manual obrigatório para capacitação dos empresários. Espera-se com essas medidas garantir o direito da à igualdade entre todos, respeitando a Constituição federal.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 400 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |