No artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se que todo ser humano tem direito tanto ao trabalho quanto a condições trabalhistas satisfatórias. Entretanto, no Brasil contemporâneo, pessoas com deficiência enfrentam dificuldades generalizadas de acesso ao emprego e, segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), menos de um terço da população deficiente brasileira participa do mercado de trabalho. (Formule a tese)
Diante desse cenário, visando compreender a causa desses empecilhos, é importante destacar a exclusão sofrida por PCDs no meio trabalhista do país. Vários ambientes de trabalho demonstram atrasos em proporcionar condições apropriadas para deficientes, como a ausência de rampas e portas largas para cadeirantes e a falta de profissionais capacitados para se comunicarem com surdos e cegos. O preconceito também é um fator contribuinte nesse processo, dificultando tanto o contrato de trabalhadores com deficiência quanto a sua relação com seus colegas de trabalho. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o Brasil apresenta várias impropriedades na inclusão social de sua população deficiente. Observam-se dificuldades na integração geral de deficientes auditivos por conta da baixa difusão da Libras, que é pouco falada pelos não deficientes do país. Além disso, devido a problemas no acesso à educação e na precariedade da estrutura de várias instituições de ensino, estima-se que mais da metade das PCDs brasileiras tenha grau de escolaridade baixo e ensino médio incompleto, o que severamente compromete sua participação na sociedade (Apresente a fonte dessa informação).
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, tornam-se evidentes os problemas estruturais que levam aos desafios enfrentados por PCDs no mercado de trabalho. Como medidas corretivas, o Ministério do Trabalho deve, juntamente com empresas, elaborar programas de inclusão, visando maior emprego para deficientes, e padrões de funcionamento e estrutura que assegurem a mobilidade e interatividade a todos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |