No dorama "Uma advogada extraordinária", é descrito o cotidiano de uma advogada que, por ser autista, enfrenta muito além dos casos jurídicos: o preconceito dentro de seu ambiente de trabalho. Para além da ficção, os desafios da personagem se assemelham aos dos brasileiros portadores de deficiência no mercado de trabalho, tal problemática causada pela passividade social e a inoperância estatal. (Muito bem. Formulou a tese)
Para Oscar Wilde, dramaturgo irlandês, "a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação". Tal afirmação pode facilmente ser atribuída aos desafios para pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, haja visto que a falta de incômodo social corrobora para com esse quadro problemático. Ademais, a passividade social, ao não estimular entre si a necessidade de mudança, também estimula o capacitismo, preconceito contra pessoas portadoras de deficiência, aumentando os casos de empresas e demais empregadores que se recusam a contratá-los, mesmo que haja uma lei exigindo que haja no mínimo 5% de trabalhadores PCD (pessoa com deficiência) em suas empresas. A ausência de pressão social para que tal lei seja devidamente cumprida resulta na inoperância estatal, uma das grandes causadoras do atual cenário problemático do país.
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é válido ressaltar como a ausência de fiscalização colabora para o não cumprimento da lei estabelecida visando a inclusão de pessoas deficientes no mercado de trabalho, haja visto vista a inoperância estatal no que diz respeito à fiscalização de empresas e afins para que, de fato, estejam de acordo com a lei. Nesse sentido, torna-se imprescindível o conhecimento aos empregadores do porquê a existência dessa lei; conscientizando-os de que não se trata de um privilégio, e sim de um direito desse grupo de pessoas que não se vêem veem contemplados com a chamada meritocracia, uma vez que não possuem as mesmas oportunidades e condições físicas e/ou mentais do resto da população. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade. Argumento pertinente)
(Melhore a estratégia coesiva)Nesse contexto, torna-se urgente a resolução desse cenário problemático. Dito isso, cabe ao governo, órgão responsável pelo bem-estar social, incrementar políticas rigorosas de fiscalização em ambientes de trabalho com o intuito de averiguar se estão com o mínimo de 5% de pessoas com deficiência empregadas, assim como consta na lei. Ademais, o Ministério da Educação, órgão educacional, deve promover palestras educacionais em ambientes escolares sobre pessoas portadoras de deficiência, afim a fim de conscientizar crianças e adolescentes sobre a inclusão e o respeito entre todos os cidadãos, assim como consta na Constituição e deve, portanto, ser posto em prática na sociedade com o intuito de expulsar as dificuldades para pessoas com deficiência no mercado de trabalho do país. (Faltou apresentar o meio)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |