Durante o desenvolvimento da humanidade percebemos o quanto a população possui uma quantia exorbitante de diferenças, sejam elas raciais, étnicas, sexuais, culturais, dentre outras. Já sabemos que todos nós possuímos dificuldade, entretanto, nesse texto o tema abordado é a dificuldade de pessoas com deficiências no ambiente (Não se admite esse tipo de construção. Reelabore) profissional, sejam elas deficiências físicas ou mentais. É nítido que a participação deles não é tão numerosa quanto deveria.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) (Vírgula) a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é de 23,3%. Pode não parecer, mais isso é algo extremamente alarmante, já que, assim como eu e você temos o direito de estar no mercado de trabalho, as pessoas com deficiência também devem possuir esse direito, uma vez que isso é abordado, (Sem vírgula) e defendido no artigo 7° (Cite-o) da Constituição federal. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) O baixo salário traz uma grande interferência na contratação dessas pessoas. O preconceito gera uma grande barreira para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o que faz com que as mesmas se limitem. É algo inegociável de se discutir o quanto as pessoas com deficiência possuem grande dificuldade, mesmo possuindo grande capacidade, já que a fala, adição, visão, tiques, dentre outras deficiências podem interferir em uma parcela de suas ações. É necessário uma abordagem um pouco mais complexa dos outros profissionais, incluindo paciência, atenção e principalmente a ética, para que os deficientes se sintam mais confortáveis e exerçam sua função. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Para nos aprofundarmos mais, podemos citar pessoas portadoras da síndrome de tourette, que é uma síndrome onde as pessoas não trem têm controle de seus tiques, fazendo com que as vezes façam caretas, assobiem, xinguem, façam gestos obscenos, dentre outras coisas. Pessoas com esse tipo de deficiência são extremamente zombadas, inclusive em seu ambiente de trabalho, o que as deixam muito desconfortáveis e as façam recuar. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que pessoas com deficiência carregam o peso do bullying e da falta de ética, o que faz com que mesmo não queiram exercer uma profissão e se recuem. Precisamos urgentemente nos colocar no lugar destas pessoas, já que as mesmas devem possuem mesmo direitos garantidos em lei para nós (Problemas na construção de sentido). Diante disso, percebemos que para a inclusão destes no mercado de trabalho depende de nós, e também de uma parcela de ajuda dos profissionais que os contratam, já que os mesmo devem possuir um profissional com experiência para que auxilie os deficientes no mercado do trabalho. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |