De acordo com a Constituição de 1988, o governo deve garantir uma sociedade justa e igualitária. (Truncamento) De maneira análoga ao mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência (Problemas na construção de sentido). Neste prisma destaca-se dois aspectos importantes, a participação de pessoas deficientes no mercado de trabalho e o preconceito sofrido por deficientes no ambiente de trabalho. (Apresente as ideias com mais clareza)
Em primeira análise, evidencia-se a pequena taxa de participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Sob essa ótica, cerca de vinte e cinco por cento de pessoas com deficiência participam do mercado de trabalho, menos da metade da participação de pessoas sem deficiência (Melhore a apresentação dessa discussão. Apresente a fonte). Dessa forma, é uma taxa muito baixa de pessoas deficientes que atuam no mercado de trabalho, comparado àqueles que buscam o emprego.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório o preconceito que pessoas com deficiência (Use sinônimos) sofrem no ambiente de trabalho por meio de seus colegas. Desse modo, a necessária adaptação do ambiente de trabalho, como rampas ou alargamento de portas levam os colegas a esse preconceito e exclusão (Reestruture essa discussão). Consoante a isso, profissionais deficientes desistem de seus empregos ou da busca de uma vaga no mercado de trabalho.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham diminuir os desafios enfrentados por pessoas deficientes no mercado de trabalho. Dessa maneira, cabe ao governo, (Sem vírgula) fazer com que a sociedade dentro do mercado de trabalho seja mais justa e igualitária, por meio da educação de gerações futuras, a fim de acabar com o preconceito no ambiente de trabalho. Somente assim, será garantido pelo governo a Constituição de 1988, tendo uma sociedade mais justa e igualitária. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |