“Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade”. Albert Einstein, insigne cientista alemão, salientou a ideia de que o corpo social possui todos os recursos necessários para suprimir quaisquer contratempos. Todavia, quando se observa as dificuldades de inserção de pessoas com deficiência (PCD’s PCDs) no mercado de trabalho, é nítido que a premissa de Einstein apresenta entraves para a sua consumação. Assim, observa-se a necessidade de discutir sobre os alicerces que sustentam essa temática, com foco no legado histórico de estigmas e na má influência midiática. (Muito bem. Formulou a tese)
Nessa perspectiva, a discriminação contra PCD’s advém desde a Antiguidade Clássica à Revolução Burguesa. A esse respeito, na Grécia e em Roma, indivíduos com deficiência eram abandonados à sorte ou mortos, uma vez que não eram considerados como seres virtuosos. Por outro lado, durante a Revolução Burguesa, a deficiência ganhou um caráter médico, sendo associada às ideias de incapacidade e improdutividade laboral. Desse modo, na contemporaneidade, tais concepções influenciaram na estigmatização e exclusão de PCD’s. Nesse viés, enquanto tais estigmas continuarem sendo reproduzidos, a entrada de mais pessoas com deficiência no espaço de trabalho será uma realidade distante.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a representação equivocada desse grupo minoritário na mídia acentua a problemática. Ao longo dos anos, filmes e novelas retrataram seus personagens com deficiência sob uma ótica capacitista, isto é, discriminatória. Como resultado, estereótipos foram sendo perpetuados, impactando negativamente em como a sociedade se relaciona com PCD’s em diferentes aspectos da vida, refletindo no âmbito trabalhista. Em síntese, esse cenário nefasto precisa de resolução. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que o impasse precisa ter suas fundações desfeitas. Cabe ao governo, em especial ao Ministério do Trabalho e Emprego, promover a conscientização sobre os estigmas associados aos PCD’s e fiscalizar o cumprimento de leis relacionadas aos direitos desse grupo, por meio da elaboração de campanhas dentro de empresas e da reformulação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, com o intuito de minimizar o preconceito contra estes no mercado de trabalho. Quiçá, nessa via, não teremos mais uma “pedra no caminho” como ressaltou Carlos Drummond de Andrade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |