Apesar de ser um direito assegurado pela Constituição federal de 1988, os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho vêm aumentando. Sendo assim, um dos problemas mais vivenciados entre os jovens e adultos. Entretanto, deve-se analisar alguns fatores que contribuem para essa tal problemática como a negligência estatal e a falta de empatia da sociedade. Dessa forma, medidas urgentes devem ser tomadas para resolver esses impasses. (Muito bem. Formulou a tese)
Frente a essa questão, observa-se a Negligência Estatal como um dos principais desafios vivenciados pelos cidadãos. Segundo as ideias do contratualista “Jonh Lock”, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de garantir à sociedade com déficit o direito de trabalhar. Como resultado, muito desses jovens e adultos são visto pelo governo como incapazes de exercer funções. Dessa maneira, é preciso que o Estado olhe com mais atenção para essas pessoas e reconhecer que todos eles têm capacidade de fazer e concluir as suas tarefas, sejam elas quais forem.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar a falta de empatia da sociedade que contribuem para que muitos desses indivíduos sejam desvalorizados no mercado de trabalho. De acordo com a Pensadora “Iedda Carolina”, que diz (Dois pontos) “quando as pessoas superarem o preconceito, praticarem a empatia e o respeito ao próximo independentemente de qualquer fator, talvez o mundo seja um lugar melhor, a s pessoas mais evoluídas e as relações sociais um pouco mais humanas” (Ideia incompleta). Desse modo, vê-se a necessidade de reversão de tal obstáculo. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessários reverter essas situações. Cabe o governo de cada estado, (Sem vírgula) criar vagas de trabalho para esse público em forma de reconhecer a importância deles no mercado de trabalho. (Truncamento) Por meio de Processos seletivos que visam atender as necessidades de cada um, a fim de que a Constituição federal seja cumprida. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |