A Lei de Inclusão Social, aprovada em 2004, obriga as empresas com mais de cem funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes, mas a taxa de participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é de 28,3%, menos da metade do índice registrado entre as pessoas sem deficiência, que é de 66,3%. (Formule a tese)
Essa disfunção da inserção dos deficientes no mercado de trabalho, (Sem vírgula) vem devido à dificuldade enfrentada diante da locomoção e inclusão social para se qualificar ou até mesmo chegar ao local de trabalho. (Truncamento) Pois vimos que os ambientes como rampas, sinalização em braile e demais itens de acessibilidade ainda são pouco vistos em muitos lugares públicos em nossa sociedade. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Diante disso, os profissionais deficientes que conseguem um trabalho, (Sem vírgula) têm tem que enfrentar o preconceito dos colegas, que muitas vezes não entendem a peculiaridade de cada deficiência, nos casos dos surdos há poucas pessoas que sabem a língua libras (Vírgula) causando mais dificuldade de socialização. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, temos que unir sociedade, escolas, empresas a fim de promover cursos para fortalecer os conceitos de inclusão, integração e equiparação de oportunidades. Ainda o Estado deve tornar as vias públicas acessíveis para todas as deficiências, tornando o cotidiano dessas pessoas mais fácil, tranquilo e prazeroso para conviver. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |