É de conhecimento geral que a Lei de Inclusão Social, aprovada em 2004, determina que as empresas com mais de cem funcionários têm de ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes. Ainda sim, pessoas com deficiência enfrentam desafios no mercado de trabalho. (Formule a tese)
O mercado de trabalho evoluiu consideravelmente em termos de tecnologia. Contudo, quando se trata de igualdade e inclusão social, ainda existe muito preconceito. As pessoas com deficiência são desvalorizadas, sofrem exclusão ou bullying e têm prejuízos em relação a salários. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Em uma pesquisa realizada em São Paulo, a Secretaria de Estado do Direito da Pessoa com Deficiência constatou que cerca de 15% das pessoas PcDs entrevistadas nunca tiveram um emprego formal. (Parágrafo frasal. Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Um estudo também revelou que 83% das PcDs têm interesses em se qualificarem em cursos profissionalizantes. Portanto é de extrema importância oferecer capacitações e oportunidades para que essas pessoas entrem da mesma forma no mercado de trabalho. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |