No filme " Como Eu Era Antes De Você " (Vírgula) o jovem Willian Traynor, interpretado pelo ator (Sam Claflin), era um jovem rico,branco,com exteriotipo padrão estabelecido pela sociedade,formado em medicina,tinha tudo que queria e na hora que queria,sem grandes dificuldades. Sua vida era perfeita. Mas um certo dia,o jovem se envolve em um acidente de carro e sua vida muda completamente. Willian fica paraplégico,necessitando assim cuidados diferenciados dos quais ele não estava acostumado (Reestruture). Entra na história uma humilde enfermeira chamada Louisa Clark, interpretada pela atriz (Emília Clarke), que no seguimento de cuidados e atenção por parte da moça,surge um amor inesperado entre ambos. Então de uma tragédia aconteceu algo positivo? Bom, o jovem rapaz, mesmo vivendo um romance,guardava um segredo. Ser amado pela jovem moça e amado pela sua mãe Camilla Traynor,interpretada pela atriz (Janet Mc Teer ), não era o suficiente. Ter dinheiro também não era o suficiente. Willian teve uma vida que para ele era perfeita com as pernas,sem nenhuma possibilidade de voltar a andar, a vida já não fazia mais sentido. Meses após o acidente que o deixou paraplégico, o jovem rapaz sem o conhecimento de suas amadas mãe e namorada,passou pelo procedimento de aplicação da Eutanásia. (Reelabore e desenvolva as ideias de acordo com o tema proposto)
O quão é difícil ter deficiência ao ponto de preferir um suicídio? Bom, fica difícil mezurar mensurar a dor, a incompreensão, a exclusão,a falta de empatia das pessoas,para pessoas com deficiência. Seja no mercado de trabalho ou em relações amorosas, a ficção e a vida real se misturam. As dificuldades são superiores, (Sem vírgula) em comparação, (Sem vírgula) à a pessoas que não sao são portadores de deficiência. No mercado de trabalho à há uma cultura de "julgar o livro pela capa". Não se dá grandes oportunidades para pessoas com deficiência, pois a visão é que são incapazes de desempenhar tais funções. Um outro ponto é a falta de preparo nas empresas em adaptar locais a certas necessidades especiais. Já na vida amorosa as coisas não são melhores,uma pessoa sem limitações físicas e psíquicas, (Sem vírgula) raramente se envolve amorosamente com pessoas portadoras de alguma atenção especial. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Para resolver ou pelo menos, (Sem vírgula) amenizar tais preconceitos e exclusões é necessário maior discussão sobre o tema. O governo federal, juntamente com as secretárias da educação, podem incentivar debates em escolas,lançar campanhas incentivando a inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência. Cursos técnicos direcionados a esse público que em grande parte não tem acesso a formação,justamente pela dificuldade de entendimento,também sao são bem-vindos. Vive-se em uma era digital,portanto torna-se indispensável publicidade informativa sobre algumas deficiências que ainda são estigmatizadas. E (Vírgula) por fim,criar um programa de incentivo,remunerando as empresas com alguma taxa, sobre cada contratado com necessidade especial. Dessa forma, espera-se que as contratantes, 9Sem vírgula) tenham melhor disponibilidade em adaptar locais,e fazer programas de inclusão dentro das próprias empresas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reveja o recorte temático. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |